Vídeos

Atualizada em 04.11.2015 13h11

Governo confirma fechamento parcial de aeroporto do Rio durante Olimpíada

Wander Roberto/inovafoto
Competições de vela da Rio-2016 acontecerão em baía ao lado de aeroporto carioca imagem: Wander Roberto/inovafoto

Do UOL, no Rio de Janeiro

As competições de vela da Olimpíada de 2016 vão mesmo fechar temporariamente o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O terminal não funcionará das 12h40 às 17h10 entre os dias 8 e 18 de agosto do ano que vem.

O fechamento temporário foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (4) pelo governo federal. Uma resolução alterando o funcionamento do aeroporto foi aprovada nesta manhã pelo Comitê Gestor dos Jogos de 2016, órgão que reúne autoridades de áreas de interesse do evento.

As restrições para pousos e decolagens no Santos Dumont estavam sendo debatidas há meses. O COI (Comitê Olímpico Internacional) solicitou o fechamento do aeroporto para evitar que o vento produzido pelos aviões atrapalhasse as competições de vela e também para que a captação de imagens aéreas das provas fosse facilitada.

No evento-teste de vela realizado em agosto, aliás, uma regata da classe RS:X foi afetava pelo movimento do aeroporto, que estava aberto. A rajada de vento criada por um avião beneficiou alguns velejadores e prejudicou outros. 

Apesar disso, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) é contra o fechamento. Segundo a entidade, a interdição deverá impactar mais de 150 mil passageiros, tendo como base uma média de 104 voos cancelados por dia.

Uma parte desses voos, entretanto, deve ser desviada para o Aeroporto Internacional do Galeão, também no Rio. A empresa que administra o espaço, a RIOGaleão, já declarou que o local pode receber os voos. A companhia está investindo R$ 2 bilhões para preparar o Galeão para a Olimpíada. As obras no espaço estão 75% concluídas, de acordo com a empresa.

A Rio-2016 será oficialmente aberta no dia 5 de agosto do ano que vem, numa sexta-feira. Na segunda-feira, dia 8, começam as competições de vela. A última provada modalidade está marcada para o dia 18. Já no dia 21, acaba a Olimpíada.

Topo