Vídeos

Robson perde semifinal e fica com o bronze no Mundial de boxe amador

Divulgação/Aiba
Robson Conceição, boxeador brasileiro, se prepara para luta no Mundial em Doha imagem: Divulgação/Aiba

Do UOL, em São Paulo

Último brasileiro vivo no Mundial de boxe amador em Doha, no Qatar, Robson Conceição foi eliminado por Albert Selimov, do Azerbaijão, nesta segunda-feira. Em uma luta polêmica, o pugilista verde-amarelo chegou a abrir um corte no supercílio do rival, mas perdeu por decisão unânime dos juízes na categoria leve (até 60 kg) e terá de se contentar com o bronze.

A derrota encerra uma participação elogiável de Robson Conceição, cabeça-de-chave número 2 da categoria que conseguiu a medalha pela segunda edição consecutiva do Mundial. Há dois anos, ele perdeu a final da categoria para o cubano Lazaro Alvarez, que vai disputar o bi em Doha.

O sonho do brasileiro, no entanto, foi interrompido pelo atleta do Azerbaijão, que levou os dois primeiros rounds em uma decisão polêmica dos juízes. No segundo, por exemplo, Selimov passou quase um minuto sendo atendido por conta de um corte no supercílio e mesmo assim levou vantagem na opinião dos juízes.

No último round, Robson foi com tudo para tentar reverter a desvantagem, que era de dois pontos para dois dos três jurados – o terceiro dava empate àquela altura. Selimov passou todo o finzinho do combate se esquivando e fugindo da disputa, mas mesmo assim foi apontado como vencedor da disputa. Robson deixou o ringue sorrindo ironicamente após o anúncio da derrota. 

A derrota encerra uma participação fraca do Brasil na competição. Antes de Robson, Robenílson de Jesus, Juan Lourenço e Rafael Lima já haviam caído nas fases preliminares. 
 

Topo