Vídeos

C.Ronaldo, Ibra e alemães ficam mais longe da Rio-2016. 'Culpa' da Euro

Paulo Duarte/AP

Da Agência Lance!

Portugal já garantiu sua vaga na Eurocopa, a Alemanha está com um pé e meio lá, e a Suécia vai, no mínimo, para a repescagem. Para o torneio continental é uma boa notícia, já que craques como Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Müller e Schweinsteiger estarão lá. Porém, a má notícia fica para o Rio de Janeiro.

Com os astros na França, é muito improvável que eles disputem também os Jogos Olímpicos. Mesmo que exista vontade dos jogadores e das seleções.

A Euro-2016 acontecerá de 10 de junho a 10 de julho. A Rio-2016 será entre os dias 5 a 21 de agosto. E a Fifa já avisou que não obrigará os clubes a liberarem seus atletas para a Olimpíada.

No caso de Cristiano Ronaldo, a diretoria já se pronunciou sobre o caso neste ano. Recentemente, o ex-jogador João Pinto, atualmente diretor da Federação Portuguesa de Futebol, disse que existia a intenção de convocar o jogador do Real Madrid, e que dependeria primeiramente da vontade dele. E mesmo que isso aconteça, é improvável que consiga a liberação do Real Madrid.

Aliás, até mesmo jovens valores como William Carvalho, André Gomes, João Mário, Bernardo Silva e Raphaël Guerreiro, todos sub-23, devem priorizar a Eurocopa. Mas nestes casos, as negociações são diferentes.

Caso parecido vive Ibrahimovic. A Suécia não deve passar a Rússia no Grupo G, e caso não seja a melhor terceira colocada, irá para a repescagem, e a vaga não está garantida. E o craque já admitiu que gostaria de jogar a Olimpíada. Mas também lembrou que precisa das aprovações do Paris Saint-Germain e da federação do seu país.

A Alemanha deve viver situação semelhante à da Espanha em 2012. Assim como a Fúria, os germânicos chegam na condição de campeões mundiais (e talvez europeus), mas com uma bela geração mais jovem que já vem junta. Em Londres, o técnico Luis Milla levou três jogadores acima da idade, mas os três eram da mesma geração e vinham com a equipe há anos. Eram eles Javi Martínez, Mata e Adrián López. Na ocasião, os dois primeiros, além de Alba, estiveram na Euro (em que ganharam) e na Olimpíada, mas com as devidas autorizações dos seus respectivos clubes, algo que dificilmente os grandes astros como Casillas, Iniesta, Xavi ou David Silva conseguiriam.

No caso da Alemanha, é improvável que astros acima dos 23 anos, como Neuer, Hummels, Boateng, Schweinsteiger, Özil, Müller, Kroos, Gündogan e Götze consigam liberações. Para esta seleção, uma solução criativa e interessante seria resgatar os jogadores que se aposentaram da seleção principal, como Lahm, Klose e Mertesacker, todos ainda atuando em alto nível.

Topo