Vídeos

A menos de um ano do início, Rio-2016 define sede para o polo aquático

Julio Cortez/AP
Décimo colocado no Mundial, Brasil vai jogar primeira fase do polo aquático no Maria Lenk em 2016 imagem: Julio Cortez/AP

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (Rússia)

O relógio que faz a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, já tem menos de 365 dias. A venda de ingressos já passou por duas fases, e o centro de hipismo, primeiro equipamento a ficar pronto, foi entregue na última semana. E só agora, na reta final da preparação, o evento definiu o Maria Lenk como local para receber jogos da primeira fase do polo aquático.

O plano original era colocar o polo aquático no Parque Aquático Júlio Delamare, que fica ao lado do estádio do Maracanã. Contudo, depois de uma série de problemas em torno da reforma, o comitê organizador da Rio-2016 oficializou em maio deste ano que o aparato havia sido alijado da lista de instalações olímpicas.

O Júlio Delamare está fechado desde 2013, e parte do complexo foi destruída na reforma do Maracanã para receber jogos da Copa do Mundo de futebol em 2014. O parque aquático está desativado e não existe qualquer previsão de que a reforma seja concluída.

Em maio, quando anunciou que o Júlio Delamare estava fora da lista de instalações olímpicas, o Comitê Rio-2016 disse que a primeira fase do polo deveria acontecer em Deodoro ou no Maria Lenk. Desde então, seguiu com o tema em fogo brando.

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) já trabalha com a ideia de que os jogos da primeira fase serão no Maria Lenk, mas ainda não foi comunicada oficialmente. Ainda que nenhum contrato tenha sido assinado, a escolha também é dada como certa no comitê organizador da Rio-2016. A primeira fase do polo aquático será incluída na próxima fase de venda de ingressos, com início previsto para outubro.

Só que a venda de ingressos não é o único problema decorrente da indefinição sobre a sede. A demora para escolha do palco da primeira fase já mudou o evento-teste do polo aquático, que seria realizado em novembro e teria o Júlio Delamare como palco. O torneio amistoso foi inicialmente postergado para abril de 2016 e deve acontecer no centro aquático olímpico, que abrigará também as provas de natação e a fase final do polo aquático nos Jogos.

Em novembro, a seleção feminina disputará um torneio contra Austrália, Canadá, China, Estados Unidos e Holanda. A competição será dividida entre Escola Naval e Botafogo.

Topo