Vídeos

Melhor do Mundial entra em confusão com brasileira e some antes de final

AP Photo/Sergei Grits
Sun Yang posa com o troféu de melhor nadador do Mundial de Kazan imagem: AP Photo/Sergei Grits

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (RUS)

O Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia) terminou de forma extremamente conturbada para o chinês Sun Yang, 23. No último dia, o nadador de 1,98m foi eleito o melhor do torneio entre os homens, se envolveu em uma confusão com a brasileira Larissa Oliveira e sumiu antes de disputar a prova decisiva dos 1500m livre.

Sun Yang venceu os 400m livre e os 800m livre em Kazan e ainda amealhou uma prata nos 200m livre. Com isso, chegou a 11 pódios em Mundiais – ele ainda conquistou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A lista de vitórias do chinês também podia contar com os 1500m livre de Kazan, prova em que ele defendia o bicampeonato, mas a disputa aconteceu com a raia 3 vazia. “Sinto muito por não ter conseguido participar da final. Depois da prova dos 800m livre, senti uma dor no coração. Hoje [domingo] eu vim para o aquecimento e senti um desconforto, e por isso tive de desistir”, relatou o atleta.

A versão oficial da Fina (Federação internacional de esportes aquáticos) é que Sun Yang sentiu dores no peito antes dos 1500m livre e que não havia tempo ou aparatos necessários para uma avaliação mais detalhada. O chinês toma medicação regular para problemas cardíacos, mas esqueceu o remédio no hotel. Portanto, a ideia de deixá-lo fora da decisão foi uma precaução – sobretudo porque ele faria uma prova de longa distância e alta demanda de esforço.

“Achei que seria melhor para mim. Foi logo depois do aquecimento, quando me preparava para competir. Eu vou voltar para casa amanhã [segunda-feira] e fazer um checkup completo no coração”, disse o chinês.

O desconforto, contudo, não foi o único percalço do domingo de Sun Yang. De manhã, o chinês teve um entrevero com a brasileira Larissa Oliveira, que estava na Kazan Arena para nadar a seletiva do revezamento 4x100m medley.

O problema aconteceu na piscina de aquecimento do estádio, onde Sun Yang e Larissa dividiam a mesma raia. Segundo Alberto Silva, técnico-chefe da delegação brasileira, o chinês puxou o pé da brasileira e passou por cima dela na água.

“Ela reclamou, e ele disse que ela estava atrapalhando o treino dele. A nadadora reagiu, e os dois bateram boca. O atleta chinês tentou acertá-la com uma cotovelada e um chute. Quando o técnico dela viu, correu até a borda da piscina. Aí você sabe como é brasileiro, com sangue quente.... De repente, havia mais de 15 pessoas ali discutindo com o atleta”, disse Albertinho.

Segundo Albertinho, o incidente chamou atenção de outras delegações: “Fui procurado por gente do Canadá, da África do Sul, do Chile, da Argentina.... Todos relataram episódios parecidos com o mesmo atleta”.

O treinador brasileiro reportou o incidente à Fina, que chamou a comissão técnica da China para uma conversa depois da sessão de provas da manhã. Depois disso, os asiáticos procuraram os responsáveis pela delegação brasileira e fizeram um pedido de desculpas.

“Eles disseram que foi coisa de treino, e que coisa de treino fica no treino. Eu respondi que o que me preocupa é que não foi a primeira vez. Disse que só levei o incidente à Fina porque ouvi vários relatos de comportamento parecido”, finalizou o brasileiro.

Oficialmente, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) não confirmou o nome da nadadora envolvida na confusão. Larissa foi a quarta brasileira a nadar no revezamento 4x100m medley e teve o melhor desempenho no conjunto que ficou com a 14ª posição – o país precisava ser um dos 12 primeiros para garantir vaga nos Jogos Olímpicos do próximo ano.

Na equipe, o episódio virou motivo de brincadeiras. Larissa tem apenas 1,69m, e Sun Yang mede 1,98m. O técnico Brett Hawke, que trabalha com Bruno Fratus e está com a seleção brasileira em Kazan, chegou a publicar (e depois apagar) na rede social Twitter uma foto da nadadora fazendo pose de forte e mostrando os músculos dos braços.

Questionado sobre o episódio, Sun Yang respondeu apenas que “não vai comentar isso”. Responsáveis pela equipe técnica chinesa também rechaçaram declarações sobre a altercação na piscina.

Topo