UOL Paraolimpíadas 2008 Modalidades Paraolímpicas
 

Bocha

EFE

Detalhes

A bocha exige concentração e cuidado do atleta ao lançar a bola

Atletas com paralisia cerebral e qualquer outro tipo de deficiência podem competir na bocha; porém, uma regra é fundamental: cadeira de rodas. O esporte pode ser praticado de três maneiras: confrontos individuais, confrontos entre duas duplas ou dois trios (equipes). Em Pequim, serão disputadas as três categorias.

O jogo de bocha se inicia com o árbitro tirando cara ou coroa. Quem ganha tem o direito de escolher se quer arremessar bolas azuis ou vermelhas. Quem escolher as bolas vermelhas começa a disputa. O maior objetivo da modalidade é colocar as bolas coloridas mais próximas à bola branca, chamada de “jack” (bolim, no Brasil), que é a primeira bola a ser lançada por quem inicia a partida.

Depois que a bola branca é lançada, cada competidor arremessa sua bola (azul ou vermelha). A que ficar mais próxima ao jack dá um ponto ao competidor que a lançou. Vence a disputa quem fizer o maior número de pontos. As partidas são divididas em partes, chamadas de “ends”, que só terminam após todas as esferas serem lançadas.

A primeira aparição da bocha em Paraolimpíadas aconteceu em Nova Iorque-1984, onde foram disputados os confrontos individuais e por equipes. A inclusão da disputa por duplas aconteceu em Atlanta-1996.

Compartilhe: