Mr. Tie-Break

O tie-break surgiu junto à profissionalização do tênis, em 1970. James Van Allen, um velhinho apaixonado pelo esporte, foi quem inventou o termo que designa desempate. Primeiramente, James chamou o tie-break de VASSS - "Van Alen Streamlined Scored System" (Sistema Van Alen de Contagem em Linha). Allen criou também o Hall of Fame, em 1954, o maior museu do tênis no mundo. O norte-americano morreu em 6 de agosto de 2006, um mês antes de completar 91 anos.

Foi assim

A contagem dos pontos em 15, 30 e 40 foi inventada pelo inglês Walter Wingfield. As dimensões da quadra eram bem maiores que as atuais e o primeiro saque era feito do fundo da quadra. Se o tenista ganhasse o primeiro ponto, avançava 15 jardas na quadra; no segundo, mais 15 (chegando a 30); no terceiro, mais 10 (chegando a 40). Atualmente, as medidas não importam, mas a forma de pontuação se manteve em todos os torneios profissionais do circuito mundial da ATP.

Não tem pra ninguém

A Grã-Bretanha dominou o tênis nas Olimpíadas de Paris, 1900. Todos os quatro semifinalistas no masculino pertenciam ao país: L. Doherty enfrentou R. Doherty numa das chaves e Norrys encarou Mahony do outro lado. Na final, L. Doherty levou a melhor sobre Mahony por 3 sets a 0. No feminino, Charlotte Cooper se sagrou campeã. A Grã-Bretanha ainda conquistou medalhas nas duplas masculina com L. Doherty e R. Doherty e nas duplas mistas com Charlotte Cooper e R. Doherty.

VOCÊ SABIA?
  • Golden set é aquele em que o tenista vence o set sem o rival marcar um ponto sequer. O primeiro golden set da história foi feito por Bill Scanlon em 1983 contra o brasileiro Marcos Hocevar.
  • A palavra "love", usada em inglês pelos juízes de cadeira para designar o placar zero, nada tem a ver com o termo "amor": tem origem no francês "l'oeuf", que significa "o ovo". O motivo é a semelhança do número 0 com um ovo.
  • A alemã Steffi Graf é única tenista a conquistar duas medalhas de ouro consecutivas em Olimpíadas. Ela venceu em Los Angeles-1984, quando o tênis ainda era esporte exibição, e em Seul-1988.
  • Sphairistike. É esse o primeiro nome do tênis, dado em 1873, quando o esporte começou a assumir a forma conhecida atualmente. O autor foi o inglês Walter Wingfield, que adaptou um jogo da Antigüidade transformando-o no tênis.