AFP

Meligeni: destaque em 96

O tênis chegou ao país trazido pelos ingleses que trabalhavam nas ferrovias e nas docas portuárias. No Rio de Janeiro, as primeiras quadras foram construídas em 1897, no Clube Brasileiro de Cricket, na rua Paysandu, mesmo local onde mais tarde seria fundado o Paysandu Athletic Club. Até os anos de 1930, a modalidade era praticada apenas por membros da colônia britânica ou seus descendentes. O primeiro Campeonato Brasileiro foi disputado em 1923 e vencido por São Paulo.

O esporte era, até 1955, membro da CBD (Confederação Brasileira de Desportos). Em 19 de novembro daquele ano foi fundada a CBT (Confederação Brasileira de Tênis).

Em Olimpíadas, a primeira participação brasileira só aconteceu em Seul-1988. No torneio de simples, Luiz Mattar foi derrotado por 3 sets a 2 pelo australiano Wally Masur ainda na primeira rodada. Nas duplas, Ricardo Acioly e Luiz Mattar passaram pela primeira fase, mas não conseguiram bater os franceses Henri Leconte e Guy Forget na partida seguinte. No feminino, depois de vencer a canadense Helen Kelesi na estréia, Gisele Miró perdeu para a búlgara Katerina Maleeva.

Quatro anos mais tarde, em Barcelona-1992, o Brasil teve quatro representantes: Luiz Mattar, Jaime Oncins, Andrea Vieira e Cláudia Chabalgoity. Andrea foi eliminada na primeira rodada do torneio de simples, o mesmo acontecendo com as duplas masculina (Mattar e Oncins) e feminina (Andrea e Cláudia). Quem esteve bem foi Jaime Oncins, que conseguiu uma surpreendente vitória contra o norte-americano Michael Chang, então um dos primeiros do ranking mundial, e só caiu nas quartas-de-final, diante do russo Andrei Cherkasov.

Meligeni e Guga

Em Atlanta-1996, foi a vez de Fernando Meligeni surpreender e chegar muito perto da medalha. Depois de vitórias sobre o espanhol Albert Costa e o australiano Mark Philippoussis, Meligeni só perdeu na semifinal para o espanhol Sergi Bruguera. Na disputa do bronze, o brasileiro venceu o primeiro set, mas acabou sendo derrotado de virada pelo indiano Leander Paes. Foi a melhor participação brasileira na história dos Jogos.

Quatro anos mais tarde, Gustavo Kuerten, no auge da sua carreira, perdeu nas quartas-de-final para o russo Yevgeny Kafelnikov, que acabaria com o ouro. Nas duplas masculinas ainda, Kuerten e Jaime Oncins não foram bem, perdendo logo na primeira rodada.

Com Guga já operado do quadril, a campanha de 2004 foi decepcionante. Ele perdeu na primeira rodada para o campeão do torneio, Nicolas Massú. Flávio Saretta deu azar na estréia e pegou Andy Roddick. Nas duplas, Saretta e André Sá chegaram a vencer Carlos Moyá e Rafael Nadal, mas pararam na segunda rodada.