UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Levantamento de Peso

27/08/2008 - 10h15

Com domínio chinês nas categorias mais leves, Brasil volta a competir

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Longe dos pódios, dominados pela equipe chinesa, o Brasil teve em Pequim seu primeiro representante na modalidade desde os Jogos de Atlanta-1996. O pesista Welisson Silva terminou a competição na terceira colocação do Grupo C da categoria até 69 kg, erguendo um total de 290 kg.

Yves Herman/Reuters

[legendafoto.plain.html_reserved]

Depois da falha no Pan-03, Welisson teve novo acidente com o peso

Único brasileiro competindo na modalidade, Welisson Silva encerrou em Pequim um jejum de 12 anos do Brasil sem representantes no levantamento de peso em Jogos Olímpicos. O pesista teve o melhor índice de seu grupo na prova de arranque, com 135 kg, mas terminou a competição sem atingir seu objetivo principal nos Jogos: ampliar em 12 quilos o próprio recorde, de 298 kg, melhor marca nacional na categoria.

O brasileiro, lembrado pelo acidente que sofreu durante os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, deixou cair novamente o peso sobre seu corpo em uma das tentativas na disputa em Pequim, mas a falha não feriu o atleta mineiro. Em 2003, no entanto, Welisson foi atingido na região da nuca pelo peso e teve que ser levado ao hospital.

Além de ser responsável pela primeira das 51 medalhas de ouro da China nos Jogos, o levantamento de peso em Pequim serviu para mostrar a superioridade da equipe chinesa na modalidade. Com oito medalhas de ouro e uma de prata em quinze categorias, os chineses concentraram suas conquistas nas categorias mais leves.

A série vencedora dos donos da casa começou já na primeira prova - no levantamento de peso todas as competições do Grupo A definem medalhas. E o primeiro ouro veio em grande estilo. Chen Xiexia quebrou o recorde olímpico da categoria até 48 kg, erguendo 212 kg, com uma vantagem de 13 kg sobre a segunda colocada, a turca Sibel Ozcan.

Os sete ouros seguintes e a prata foram obtidos nas dez categorias mais leves, que se encerram na meio-médio masculino (até 85 kg). Entre estas dez, os atletas chineses perderam apenas uma das oito disputas em que estiveram presentes.

Sem a participação de chineses, as finais das três principais categorias masculinas (meio-pesado, pesado e super-pesado) foram dominadas pelos europeus, com vitórias para pesistas do Cazaquistão, de Belarus e da Alemanha, respectivamente.

O destaque foi para Andrei Aramnau, de Belarus, que bateu todos os recordes mundiais na categoria até 105 kg (pesado), com as marcas de 200 kg na prova de arranque e 236 kg na de arremesso, em um total de 436 kg.

O ucraniano Igor Razoronov, sexto colocado na categoria até 105 kg, foi responsável pelo episódio negativo do levantamento de peso em Pequim. Razoronov teve teste positivo para nandrolona e foi o sexto atleta a ser excluído dos Jogos de Pequim por doping. A substância é um esteróide anabolizante que ajuda a aumentar a massa muscular.

A confirmação do doping do pesista de 38 anos foi um duro golpe para os atletas da modalidade, que há alguns anos vêm tentando se desvincular da imagem de usuários de substâncias ilegais.

Em junho, a federação búlgara de levantamento de peso anunciou sua desistência de enviar representantes para Pequim, depois que 11 pesistas ligados à entidade foram barrados em exames antidoping.

Compartilhe: