UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Levantamento de Peso

COB/Divulgação
Depois de 12 anos, Brasil teve um representante

Welisson Silva

"Podia ter sido mais, estou muito chateado. Meu total normal é maior que isso. Meu joelho torceu um pouco no movimento e não insisti"

Data de nascimento
22/11/1983
Local de nascimento
Viçosa (MG)
Residência
Viçosa (MG)
Peso e altura
69 kg / 1,60 m
Prova
Até 69 kg
Participação em Olimpíadas
Estreante

A participação de Welisson Silva nas Olimpíadas de Pequim encerrou um jejum de 12 anos sem brasileiros na prova masculina do levantamento de peso. Competindo pela categoria até 69 kg, Welisson teve o melhor índice na prova de arranque do Grupo C e levantou um total de 290 kg, mas não conseguiu seu objetivo nos Jogos: superar o próprio recorde de 298 kg, melhor marca nacional na categoria.

No arremesso, o brasileiro falhou duas vezes ao tentar erguer 162 kg, e terminou a prova com 155 kg. "Podia ter sido mais, estou muito chateado. Meu total normal é maior que isso. Não sei o que faltou", lamentou o atleta após a prova.

Welisson, dono do recorde brasileiro de 165 kg na prova, afirmou que perdeu a confiança após a primeira tentativa. "Meu joelho torceu um pouco no movimento e não insisti", explicou ele.

O brasileiro, lembrado pelo acidente que sofreu durante os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, deixou cair novamente o peso sobre seu corpo em uma das tentativas na disputa desta segunda-feira, mas a falha não feriu o atleta mineiro. Em 2003, no entanto, Welisson foi atingido na região da nuca pelo peso e teve que ser levado ao hospital.

Welisson, que assegurou a classificação após disputa com Bruno Brandão, da categoria até 105 kg, foi o único representante brasileiro da modalidade em Pequim. Antes do atleta mineiro, o último atleta do Brasil a competir no evento masculino havia sido o atual técnico da seleção brasileira Edmilson Dantas, que defendeu o país nos Jogos de Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996.

O início

O pesista começou no esporte apenas em novembro de 2000, quando foi convidado por sua atual técnica, Maria Elisabete Jorge, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Sydney, para assistir aos treinos e iniciar no esporte. Ele gostou e permaneceu por alguns meses, mas logo desistiu por que queria jogar futebol. Por insistência de um amigo, voltou e nunca mais parou.

O que mais chamou a atenção deste mineiro foi o fato de Viçosa ter atletas do levantamento representantes da seleção brasileira. "E naquela época Bete tinha participado das Olimpíadas. Isto incentivou muito o pessoal daqui", explica Silva. "Com o tempo também comecei a gostar", completa. No Pan do Rio, Welisson ficou com a sexta colocação em sua categoria, levantando 208 kg.