UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 04h05

Brasileiro tem bom resultado no levantamento, após jejum de 12 anos

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Primeiro representante brasileiro no levantamento de peso após jejum de 12 anos em Jogos Olímpicos, o pesista Welisson Silva teve o melhor índice de seu grupo na prova de arranque nesta segunda-feira, com 135 kg, e acabou na terceira colocação do Grupo C da categoria até 69 kg, erguendo um total de 290 kg. As medalhas da categoria são definidas pelo competidores do Grupo A, do qual Welisson não faz parte.

Andres Leighton/AP
Andres Leighton/AP
Após jejum de 12 anos do Brasil, Welisson Silva teve bom desempenho nos Jogos
VEJA FOTOS DA DISPUTA
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
CALENDÁRIO DO LEVANTAMENTO
Apesar da liderança em uma das provas do terceiro grupo, Welisson terminou a competição sem atingir seu objetivo principal nos Jogos: ampliar em 12 quilos o próprio recorde, de 298 kg, melhor marca nacional na categoria.

Welisson obteve a melhor marca do grupo na prova de arranque em sua segunda tentativa, com uma vantagem de 4 kg sobre o segundo lugar, o canadense Francis Luna-Grenier. No arremesso, no entanto, o brasileiro falhou duas vezes ao tentar erguer 162 kg, e terminou a prova com 155 kg. "Podia ter sido mais, eu estou muito chateado. O meu total normal é maior que isso. Não sei o que faltou", lamentou o atleta após a prova.


Welisson, dono do recorde brasileiro de 165 kg na prova, afirmou que perdeu a confiança após a primeira tentativa. "Meu joelho torceu um pouco no movimento e não insisti", explicou ele.

O brasileiro, lembrado pelo acidente que sofreu durante os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, deixou cair novamente o peso sobre seu corpo em uma das tentativas na disputa desta segunda-feira, mas a falha não feriu o atleta mineiro. Em 2003, no entanto, Welisson foi atingido na região da nuca pelo peso e teve que ser levado ao hospital.

Único representante do Brasil nos Jogos, Welisson ficou com a sexta colocação no Pan do Rio, em 2007. Antes dele, o último atleta brasileiro a competir no evento masculino foi o atual técnico da seleção brasileira, Edmilson Dantas, que defendeu o país nos Jogos de Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996.

O primeiro lugar do terceiro grupo da categoria em Pequim ficou com Chinthana Vidanage, de Sri Lanka, que levantou 165 kg na prova de arremesso e somou 293 kg no total, seguido pelo canadense Luna-Grenier.

As medalhas da categoria até 69 kg em Pequim serão definidas às 8h desta terça-feira (horário de Brasília), com a disputa no Grupo A, que tem os atletas chineses Guozheng Zhang e Zhiyong Shi como favoritos. A dupla fez a dobradinha no pódio do último Mundial, levantando 347 kg e 338 kg, respectivamente.

* Atualizado às 11h24

Compartilhe: