! Sucesso de Isaquias na Rio-2016 cria feriado informal em cidade da Bahia - 17/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Sucesso de Isaquias na Rio-2016 cria feriado informal em cidade da Bahia

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O canoísta Isaquias Queiroz, 22, já conquistou uma medalha (prata na prova C1-1000) e ainda pode obter outras duas na Rio-2016 (está entre os finalistas da C1-200 e é um dos favoritos na C2-1000, cuja disputa ainda não foi iniciada). Tem chance de ser o primeiro brasileiro a acumular três pódios em uma única edição de Jogos Olímpicos. E mesmo antes de a participação dele ser concluída, o sucesso já criou um feriado informal em um município da Bahia.

Isaquias é natural de Ubaitaba, cidade com pouco mais de 21 mil habitantes. Ainda hoje, mantém uma relação muito próxima com a região: é para lá que ele volta sempre que tem folgas, por exemplo. Por isso, o sucesso na Rio-2016 – a prata conquistada por ele já foi algo inédito para a canoagem nacional – transformou o feito do atleta em orgulho local.

“Nós não decretamos feriado, mas colocamos um telão em um colégio municipal para transmitir as disputas. Tem sido uma festa”, contou Bêda (PMDB), prefeito licenciado do município baiano.

“A cidade parou. Não tem ninguém trabalhando nos últimos dias. Temos uns 20 mil habitantes, e eu acho que foram umas 20 mil pessoas para frente do telão”, confirmou Figueroa Conceição, técnico da equipe brasileira feminina de canoagem e primeiro treinador de Isaquias.

Na própria escola, o Colégio C.E.U., a participação de Isaquias na Rio-2016 alterou drasticamente a rotina. A administração não suspendeu as aulas na última segunda-feira (15), data de estreia do canoísta nos Jogos, mas os alunos debandaram das salas para acompanhar a prova no telão. Depois disso, o jeito foi interromper a programação para que todos pudessem ver o desempenho do filho ilustre da cidade.

“Ele transmite um exemplo para as crianças. É um filho de Ubaitaba, uma criança humilde e simples. Sempre que pode, volta para nos visitar”, contou Bêda.

Topo