! Maior esperança brasileira estreia na Olimpíada: "não é bicho de 7 cabeças" - 15/08/2016 - UOL Olimpíadas

Canoagem

Maior esperança brasileira estreia na Olimpíada: "não é bicho de 7 cabeças"

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

Candidato a três medalhas e maior esperança de medalhas do país na Rio-2016, Isaquias Queiroz fez, nesta segunda-feira, sua estreia em Jogos Olímpicos. Em casa e sob pressão, o canoísta fez o que dele se esperava e avançou sem sustos para a final do C1-1000 m, sua melhor prova. Na saída do estádio da Lagoa, ele disse não se impressionar muito com a maior competição do planeta.

“Não é um bicho de sete cabeças uma Olimpíada, né? Até porque os atletas que estão aqui você já competiu no Mundial, então eu estou acostumado com isso, é uma prova de alto nível. Estou feliz com o resultado e espero realizar esse feito de novo na final”, disse Isaquias Queiroz.

Aos 22 anos, o baiano fez sua estreia em Jogos Olímpicos já como um favorito à medalha. Desde Londres, quando ele viajou a convite do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) só para sentir o clima olímpico pela primeira vez, ele já recolheu seis medalhas em Mundiais de canoagem.

Isaquias foi campeão do C1-500 m, prova não-olímpica, em 2013 e 2014, e no ano passado foi ouro no C2-1000 m, esta sim uma prova olímpica, ao lado de Erlon Silva - além disso, ainda tem mais três bronzes. Nos Jogos Olímpicos, ele brigará pelo ouro no C1-1000 m, sua principal prova, no C1-200 m e no C2-1000 m.

De toda a delegação brasileira, Isaquias é o único com chance de conquistar mais de uma medalha somente nesta edição. Também por isso, ele é uma peça fundamental no planejamento do COB, que tem como meta deixar o país no top 10 do quadro de medalhas. Diante da torcida na Lagoa, o canoísta promete corresponder às expectativas.

“Foi muito legal a torcida gritando e incentivando ali no fim. Espero que as pessoas possam estar aí na final para ver que eu posso fazer mais ainda”, disse ele.
 

Topo