Olimpíadas 2016

Boxe do Brasil treina com rivais para Rio-16 e faz atletas esconderem jogo

Aiba Boxing/Divulgação
Robson Conceição, boxeador brasileiro, precisou mudar rotina de treinos para não entregar segredos a rivais imagem: Aiba Boxing/Divulgação

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Concentrada no CCFEX (Centro de Capacitação Física do Exército, que fica na Urca, zona sul do Rio de Janeiro) até o dia 2 de agosto, a seleção brasileira de boxe recebeu convidados para a reta final da preparação para os Jogos Olímpicos. Os times de Irlanda e Estados Unidos foram incorporados às atividades como medida para elevar o nível técnico e a competitividade. Só que isso criou uma exigência complicada para os anfitriões: além de cuidar de suas atividades, os brasileiros passaram a se preocupar com táticas para esconder o jogo.

Robson Conceição, 27, é um exemplo disso. O boxeador do peso leve (até 60kg) aceitou treinar com irlandeses e norte-americanos, mas não faz nenhuma atividade com atletas que sejam do mesmo peso.

“Em Londres eu treinei bastante com o atleta da minha categoria e fui muito filmado. Ficavam todos os técnicos do meu lado, e isso favoreceu bastante ele na luta. Agora eu tenho como costume não treinar mais com atletas da minha categoria”, explicou um dos representantes do Brasil na Rio-2016.

Medalhista de bronze em Londres-2012, Adriana Araújo, 34, que também luta no peso leve, foi outra que mudou sua rotina por causa dos estrangeiros: “Nunca dá para dar tudo no treinamento com as outras equipes. Sempre é preciso inovar”.

O Brasil tem nove boxeadores classificados para a Rio-2016. O time seguirá treinando na Urca até o dia 2 de agosto, quando entrará na Vila Olímpica.

“Todos estão no peso condizente com a etapa. O calendário deles é muito diferente nos Jogos Olímpicos. Alguns começam no dia 6 e terminam no dia 14. Outros começam no dia 14 e vão até 21. A nutricionista tem um trabalho individualizado, de acordo com o dia em que a competição começa”, explicou o cubano Otilio Toledo, 54, que vive no Brasil há 20 anos e atualmente é diretor-técnico do boxe brasileiro.

O Brasil conquistou três medalhas no boxe em Londres-2012. Para este ano, a meta da CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) é pelo menos igualar o resultado do ciclo passado.

“O boxe está preparado para ter um bom desempenho e alcançar medalhas nos Jogos Olímpicos. Estamos trabalhando e finalizando a preparação com esse objetivo, com toda a equipe concentrada, e vamos lutar por isso”, finalizou Toledo.

Topo