Olimpíadas 2016

Velódromo abre para atletas em meio a obras e com poeira na pista

Vinicius Konchinski/UOL
Velódromo ainda tem andaimes e convive com obras a 11 dias do início da Rio-2016 imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Comitê Organizador Rio-2016 não conseguiram concluir as obras do Velódromo da Rio-2016 antes da abertura da instalação para os atletas. Nesta segunda-feira (25), a arena de ciclismo abriu pela primeira vez para treinamentos. Seu funcionamento ocorreu em meio a obras e com poeira na pista de competição.

Todos os bares e áreas de conveniência do Velódromo ainda estão em fase de acabamento. A arena ainda está sendo pintada e é possível sentir o cheiro de tinta logo na entrada da instalação. A circulação em boa parte do Velódromo está bloqueada. Dos espaços com acesso restrito, se ouve o barulho de operários trabalhando.

Segundo o próprio Comitê Organizador da Rio-2016, 80 pessoas ainda agem para concluir a obra do Velódromo até a quarta-feira (27). De quarta até sexta, essas mesmas pessoas farão a limpeza completa da instalação para evitar que a poeira da construção atrapalhe o treinamento dos ciclistas que já estão no Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016.

No início desta noite, o ciclista Gideoni Monteiro, único brasileiro classificado para competir no Velódromo na Rio-2016, esteve no espaço. Ele ratificou que sua pista estava suja. Gideoni preferiu não circular de bicicleta pelo Velódromo. Usou uma espécie de esteira para bicicletas e pedalou na área de concentração dos atletas.

"Infelizmente, houve alguns atrasos", lembrou o atleta. "A pista está suja, mas acredito que ela vai estar perfeita com o decorrer dos dias e para as competições [a partir do dia 11]."

Gustavo Nascimento, diretor de Instalações da Rio-2016, disse que a poeira tem mesmo a ver com o trabalho em curso no Velódromo. Ele lembrou que a arena sofreu com atrasos em sua construção por meses. Por conta disso, ajustes acabaram ficando para última hora.

O Velódromo custou R$ 137,7 milhões ao governo federal e Prefeitura do Rio, a qual executou o projeto. A obra deveria ter ficado pronta em dezembro de 2015. Só foi entregue em junho.

Em maio, o município rescindiu unilateralmente o contrato que havia sido assinado com a Tecnosolo, vencedora da licitação para execução da obra. Depois, firmou um contrato com a empresa Engetécnica para que ela concluísse a obra a tempo da Rio-2016.

Procurada pelo UOL Esporte, a prefeitura informou que não faz mais obras no Velódromo, mas auxilia em sua limpeza. Nascimento, do Comitê Rio-2016, afirmou que a arena tem plenas condições de receber treinamento de atletas e estará 100% pronta para as competições olímpicas de ciclismo.

Topo