Vídeos

Pentatlo testa nova disputa olímpica em evento 'escaldante' no Rio

Vinicius Konchinski/UOL
Atletas testam piscina do pentatlo recém-reformada para a Olimpíada de 2016 imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, Rio de Janeiro

Um novo formato de competição olímpica será testado neste final de semana, no Rio de Janeiro, durante a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. O torneio foi aberto nesta quinta-feira (10) e servirá também como teste para a organização da Olimpíada de 2016.

Por causa da Copa do Mundo, 187 atletas brasileiros e estrangeiros participarão de provas de natação, esgrima, hipismo, corrida e tiro no Parque de Deodoro, instalação da Rio-2016. Disputarão também de uma rodada bônus de luta com espada, a qual foi integrada ao programa do pentatlo moderno em 2014 será disputada pela primeira vez numa Olimpíada durante os Jogos Olímpicos do Rio.

O chamado round extra de esgrima é uma espécie de mata-mata do torneio da disciplina que integra o pentatlo. Depois de todos os atletas lutarem contra todos, eles competem num evento curto pensado para entreter o público, mas que conta pontos para o pentatlo.

"Estamos fazendo mudanças no formato de nossas competições para agradar torcedores e chamar a atenção da televisão", explicou o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Klaus Schormann, que está no Rio para acompanhar a Copa do Mundo. "O round extra de esgrima é mais midiático, tem músicas, luzes. Tem agradado."

Klaus disse que espera que grande público para as competições de pentatlo na Rio-2016. Os espaços em que as disciplinas serão disputas foram todos reformados para os Jogos e o último deles, o centro aquático, foi reaberto nesta manhã.

Desde da Olimpíada de 2000, em Sydney, o pentatlo vende todos seus ingressos olímpicos. No Brasil, depois que Yane Marques conquistou uma medalha de Bronze em Londres-2012, a expectativa também é de casa cheia.

"Queremos ajudar o Brasil a popularizar outros esportes, além do futebol. Temos cinco disciplinas e possibilitamos uma disputa completa. Espero que o público compareça", disse.

Falta de cobertura incomoda em primeiros testes

O atleta brasileiro William Muinhos participa da Copa do Mundo em busca de pontos para uma sonhada classificação para a Rio-2016. Ele também espera bom público na Olimpíada. Quer também uma estrutura melhor para atender a quem for assistir ao pentatlo nos Jogos Olímpicos.

Nesta quinta, convidados que foram a Deodoro acompanharam provas de natação espremidos debaixo poucos guarda-sóis para tentar se proteger de sob o Sol no meio-dia do verão carioca. O fato gerou queixas.

"Não custava terem colocado uma cobertura para o conforto de quem veio", disse Muinhos. "Já que querem popularizar o esporte, também poderiam ter aberto a competição para o público. Uma pena não ter ingressos à venda. Acho que é porque ainda falta algumas coisas para fazer na reforma."

O presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal), Joaquim Monteiro, o ministro do Esporte, George Hilton, afirmaram em discurso nesta manhã que as áreas de competição de pentatlo estão prontas para a Olimpíada.
 

Topo