Vídeos

COI fará novos testes antidoping em amostras das últimas duas Olimpíadas

Vincent Thian/AP Photo
Diretor médico do COI disse que "centenas" de amostras serão reavaliadas imagem: Vincent Thian/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai realizar novos testes antidoping em centenas de amostras de atletas que competiram nas duas últimas Olimpíadas, Pequim 2008 e Londres 2012. O objetivo, segundo a agência AP, é impedir que esportistas que escaparam de ser pegos naqueles anos participem dos Jogos do Rio 2016.

"Nós queremos proteger os atletas limpos que estarão no Rio", disse o diretor médico do COI, Richard Budgett. "Queremos ter certeza de que os atletas que trapacearam desde 2008 não vão competir".

O COI guarda amostras de sangue e urina recolhidas em cada Olimpíada com o objetivo de reanalisá-las no futuro, com métodos e tecnologias antidoping mais desenvolvidas. Qualquer resultado positivo pode render punições, desclassificações e perdas de medalha, mesmo anos depois.

"Muitos atletas que devem estar no Rio terão suas amostras testadas novamente. Há algumas novas análises disponíveis, e as amostras estão na casa das centenas", disse Budgett.

O diretor também afirmou que o processo deve se completar nas próximas semanas. "Se tivermos qualquer descoberta ruim, haverá um processo de punição, e os atletas pegos provavelmente não vão competir no Rio", declarou.

Topo