Rio-2016 adia evento-teste de ciclismo por atraso na montagem da pista
O Comitê Organizador da Rio-2016 adiou a realização do evento-teste de ciclismo por causa de atrasos na montagem na pista do novo velódromo. A competição, marcada para o mês de março, acontecerá agora entre 29 de abril e 1º de maio.
O adiamento foi anunciado nesta sexta-feira (15). O Comitê Rio-2016 informou que solicitou a mudança na data do evento-teste porque não conseguiu preparar a tempo a área que receberá a pista de competição. Segundo a entidade, testar o espaço de prova é a principal razão de ser das competições prévias.
Os eventos-teste passaram por uma mudança de perfil em 2015. Em meio a um extenso corte de orçamento do Comitê Rio-2016, as prévias organizadas pela entidade foram reduzidas drasticamente. A frase "não queremos organizar duas Olimpíadas" tornou-se uma espécie de mantra para justificar essas alterações. No entanto, não houve torneio em que a área de competição não fosse testada.
Ainda de acordo com o Comitê Rio-2016, o adiamento do evento-teste do ciclismo não tem qualquer relação com a construção do velódromo. O equipamento é atualmente a obra esportiva mais atrasada dos Jogos - deveria ter sido entregue em dezembro, mas tem apenas 76% de conclusão.
A obra do velódromo começou em fevereiro de 2014, mais tarde do que o esperado, e nunca avançou no ritmo esperado. No início de janeiro de 2016, a construção recebeu um aditivo de R$ 24,8 milhões e atingiu um custo final de pelo menos R$ 138 milhões.
Segundo a prefeitura, o incremento no preço do velódromo deve-se a uma mudança no método construtivo. Peças que seriam moldadas in loco foram substituídas por itens adquiridos prontos, e essa nova diretriz foi tomada para acelerar o ritmo da obra.