UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Triatlo

Juraci Moreira

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, Juraci foi o melhor brasileiro na prova, ao terminar na 26ª colocação, com o tempo de 1h51min35s57, quase três minutos acima do pelotão da frente.

Data de nascimento
02/06/1979
Local de nascimento
Curitiba (PR)
Residência
Curitiba (PR)
Peso e altura
75 kg / 1,89 m
Participação em Pequim
26ª colocado

Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o triatleta curitibano Juraci Moreira será o terceiro membro da equipe brasileira de triatlon dos Jogos Olímpicos. O triatleta herdou a vaga graças a uma desistência de um atleta austríaco. Além dele, a brasiliense Mariana Ohata e o paulista Reinaldo Colucci representaram o Brasil em Pequim.

Em Pequim-2008, Juraci foi o melhor brasileiro na prova, ao terminar na 26ª colocação, com o tempo de 1h51min35s57, mas quase três minutos acima do pelotão da frente.

Para os Jogos de Atenas-2004, o triatleta paranaense fez uma forte preparação, participando de um evento-teste, em 2003, no percurso olímpico. Constatando o quanto era complicado a parte de ciclismo, o triatleta resolveu treinar mais suas pedaladas. Mesmo assim, obteve apenas a 41º colocação geral, dentre 50 competidores, e seu objetivo de conquistar uma medalha olímpica foi adiado por mais quatro anos.

Em 1996, Juraci Moreira ficou encantado ao assistir pela televisão o nadador Gustavo Borges recebendo uma medalha olímpica. Mal sabia o curitibano que, quatro anos depois, ele estaria entre os atletas que defenderiam o Brasil nos Jogos de Sydney. Aos 21 anos, Moreira era o triatleta mais jovem que competia na Olimpíada. O 22º lugar foi considerado um resultado satisfatório, tendo em vista sua carreira precoce.

Começou sua carreira de triatleta aos 15 anos, quando resolveu disputar uma prova de aquatlo e obteve a segunda colocação. Antes disso, o paranaense praticava somente natação. Em 1998, quando tinha 19 anos, tornou-se o primeiro atleta Júnior a vencer um Campeonato Brasileiro Adulto, competição que voltaria a vencer mais quatro vezes.

Em 2002, conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo, no Japão, além de ter sido campeão do Pré-Olímpico, na Guatemala. No ano seguinte, uma série de lesões comprometerem seus resultados. Além disso, acabou perdendo a vaga para o Pan de Santo Domingo - os pneus da sua bicicleta furaram na disputa da seletiva. Naquele mesmo ano, no entanto, Moreira voltou à sua forma e carimbou o passaporte para os Jogos de Atenas.