UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Remo

Luciana Granato

"Uma vez sonhei que estava remando em uma água escura. Logo depois disso, fui procurar uma amiga que já treinava e comecei a remar"

Data de nascimento
19/10/1977
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
58 kg / 1,72 m
Prova
Skiff duplo leve
Participação em Pequim
15º lugar

Estreante em Olimpíadas, Luciana Granato, ao lado de Camila Carvalho, foi terceira colocada na final C, com o tempo de 7min22s40, atrás de México e África do Sul. O resultado colocou a dupla do skiff leve no 15º lugar geral.

A inspiração que levou Luciana a começar a treinar remo veio em um sonho no ano de 2004, quando se viu remando. As águas no sonho eram escuras, assim como as águas em que começou a treinar, na raia da Universidade de São Paulo. Porém, para isso ela teve que abandonar os treinamentos dos 400 metros com barreiras.

Quatro anos depois, ela treina para fazer o melhor na sua estréia em Jogos Olímpicos. A vaga para Pequim, conquistada no skiff duplo ao lado de Camila Carvalho, foi conseguida depois da parceria feita antes do Pan, onde ficaram em sexto e último lugar.

Antes, ela ainda lembra da sua primeira competição depois de trocar as pistas pelo remo. "Eu estava nervosa. Não sabia direito como me portar", conta ela, que acabou terminando a prova em primeiro lugar. Sorte de principiante? Não necessariamente. Luciana provou sua qualidade em diversas outras oportunidades, como no Campeonato Brasileiro de 2006, em que sua guarnição ficou em primeiro. Também competiu no Campeonato Sul-Americano de 2006 e o resultado não poderia ser melhor: medalha de ouro.

Tantas conquistas em tão pouco tempo de treinamento deram a segurança que Luciana precisava para estrear nos Jogos Pan-Americanos 2007. Assim, quando questionada sobre sua expectativa para a competição continental, ela respondia com facilidade. "Estou indo para conquistar uma medalha". Para isso, ela contou que bastaria colocar em prática tudo o que vinha treinando até então.

E não era pouco. Foram seis horas diárias de domingo a domingo. As únicas pausas eram nas tardes de final de semana. É quando ela aproveitava para sair, ir ao cinema ou tomar um sorvete. Evangélica, Luciana ainda contou com uma "ajudinha" especial durante a competição.