UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Remo

Camila Carvalho

Ao lado de Luciana Granato, brasiliense foi a primeira do país a competir no skiff duplo leve na história dos Jogos

Data de nascimento
30/05/1981
Local de nascimento
Brasília (DF)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
59 kg / 1,76 m
Prova
Skiff duplo leve
Participação em Pequim
15º lugar

Estreante em Olimpíadas, Camila Carvalho, ao lado de Luciana Granato foi terceira colocada na final C, com o tempo de 7min22s40, atrás de México e África do Sul. O resultado colocou a dupla do skiff leve no 15º lugar geral.

Para a maioria dos atletas uma lesão é um motivo e tanto para se pensar em abandonar um esporte. Para Camila, um problema no joelho esquerdo foi a motivação certa para procurar o remo. A contusão ocorreu quando ela jogava basquete e, como o remo força bem menos o joelho, a decisão não foi difícil.

Quando começou tinha 19 anos e na primeira competição oficial já veio a primeira vitória. E uma medalha com um gosto especial. "Todo o pessoal da Confederação estava assistindo e ganhei da favorita". Foi o que ela precisava para acreditar na sua vida de atleta.

Porém, tomando o tempo que o remo lhe exigia, Camila começou a cursar a faculdade de Ciências Políticas. Não era possível, então, conseguir remar o tanto que era necessário e ainda estudar para a faculdade. A saída veio anos depois. Formada e sem trabalhar na área, Camila decidiu que iria dedicar um ano de sua vida para ser remadora.

Mesmo antes dos Jogos Pan-Americanos, sua primeira grande competição com a parceria Luciana Granato, ela já pensava e sonhava com a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim.

A conquista da vaga, em novembro de 2007, veio em um Pré-Olímpico no Rio e foi festejada pela dupla. A participação das mulheres na equipe olímpica de remo brasileira é muito recente. A pioneira foi Fabiana Beltrame, que foi a Atenas em 2004 e vai repetir o feito em 2008, na China.

Desde fevereiro de 2008, Camila treina ao lado de Luciana e a equipe brasileira no Rio de Janeiro para conseguir um resultado melhor que do Pan-Americano de 2007, quando as duas terminaram em último lugar - 12 segundos atrás das medalhistas de ouro, as cubanas Yaima Velazquez e Ismaray Marerro.