UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Esgrima

EFE
João Souza após a eliminação em Pequim

João Souza

"Fazia aulas de natação com a minha mãe, mas saia cedo e ficava esperando por ela. A esgrima veio para preencher o tempo vago"

Data de nascimento
23/08/1983
Local de nascimento
Porto Alegre (RS)
Residência
Porto Alegre (RS)
Peso e altura
80 kg / 1,83 m
Arma
Florete
Participação em Pequim
23º lugar

Faculdade, trabalho, namorada. A vida de João Santos ficou em segundo plano nos últimos dois anos pelo sonho olímpico. As privações, felizmente, o levaram para Pequim. A classificação veio em abril, com o título do Pré-Olímpico do México.

Antes, porém, João já tinha recolhido os frutos do esforço. No Pan do Rio, em 2007, o gaúcho conquistou o bronze na prova do florete e quebrou um jejum de 32 anos do país sem medalhas na esgrima em Jogos Pan-Americanos.

Pelo sonho, João deixou de lado a faculdade de Direito, o trabalho em um escritório e quase perdeu a namorada para se dedicar só à esgrima. Em 2007, chegou a treinar quase sete horas por dia e, dos seis meses de janeiro a junho, passou cinco treinando na Europa.

Mas nem sempre João fez da esgrima sua prioridade. Ele só começou a praticar a modalidade para ocupar o tempo em que esperava por sua mãe, que fazia natação. Ao escolher a esgrima para ocupar tempo, João não imaginava o espaço que a modalidade ia tomar na sua vida. O primeiro Campeonato Brasileiro que venceu foi o trampolim da sua carreira. "Lembro até hoje, foi em 11 de novembro de 1998. Depois disso, você sai querendo ganhar mais e treinar mais", conta.

Em 2003, João experimentou a sensação de se tornar atleta pan-americano. O 10º lugar individual e o quarto lugar por equipes deram ao esgrimista a confiança necessária para competir no Pan do Rio. Na sua estréia em Jogos Olímpicos, Souza perdeu logo na primeira luta em Pequim. O japonês Yuki Ono venceu o brasileiro por 15 a 4 e João ficou com o 23º lugar.