UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Canoagem

Poliana Aparecida de Paula

“Foi emocionante atingir meu objetivo (chegar à semifinal)."

Data de nascimento
18/10/1989
Local de nascimento
Piraju (SP)
Residência
Piraju (SP)
Peso e altura
57 kg / 1,63 m
Provas
Slalom K1
Participação em Pequim
14º lugar K1 Slalom

Há apenas quatro anos no esporte, a jovem canoísta Poliana Aparecida de Paula teve um grande desempenho em Pequim ao chegar à semifinal de canoagem slalom k1, feito inédito para o Brasil. “Foi emocionante atingir meu objetivo (chegar à semifinal). Sei que será complicado passar para a final, mas quero fazer uma boa descida e ficar satisfeita comigo mesma”, comemorou a atleta, de apenas 20 anos, após o resultado.

No entanto, após conquistar o 14º tempo nas eliminatórias, com o tempo de de 224s19, Poliana ficou de fora da final. Com 52 segundos pagos em penalidades, a atleta acabou a semifinal na 15ª colocação com o tempo de 116s29, tempo que a colocaria duas posições acima, mas que não seria suficiente para ir à decisão.

Poliana conseguiu a vaga para Pequim após uma série de eventos favoráveis. Com a desistência da atleta da Argélia, a vaga seria repassada para a segunda colocada da classificatória africana, uma queniana. O Quênia, por suas vez, decidiu não enviar nenhuma representante do país.

Segundo as normas da Federação Internacional de Canoagem, a vaga seria repassada para o melhor índice do continente americano. Só então a oportunidade caiu no colo da brasileira, que havia chegado em segundo lugar do K1 feminino na classificatória americana, realizada em abril, na cidade de Charlotte, nos Estados Unidos.

A notícia da vaga olímpica no slalom, que chegou a menos de um mês do início dos Jogos, surpreendeu a atleta. Poliana não esperava herdar a vaga para as Olimpíadas e deixou de treinar forte. Mas a notícia mudou a rotina da canoísta, que após ter sua ida a Pequim confirmada voltou a treinar pesado para recuperar sua melhor forma.

Poliana começou a treinar canoagem estimulada pelo irmão mais velho, que também praticava o esporte. No começo, ela não tinha grandes aspirações, mas a partir de sua primeira convocação para a seleção brasileira, a atleta começou a levar o esporte a sério.

Nascida na cidade de Piraju, interior de São Paulo, Poliana permanece treinando em sua cidade natal e só sai de lá para treinar com a seleção brasileira.