UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

19/09/2008 - 17h28

Patrocinadores promovem recepção 'maquiada' para paraolímpicos

Bruno Império
Em São Paulo
Cornetas, bandeiras, faixas, cânticos em coro e até uma curiosa música dedicada a Daniel Dias. Quem passou próximo ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta-feira não conseguiu deixar de notar a festiva multidão que se acotovelava com jornalistas em frente ao portão de desembarque para saudar os atletas paraolímpicos que retornavam dos Jogos de Pequim.

FAMÍLIA CANTA PARA DANIEL DIAS
SEM OURO, CLODOALDO QUER RESSARCIMENTO
Mas a festa em nada teve a ver com o fato de a delegação brasileira ter conquistado na China o melhor desempenho da história e popularizado o paraolimpismo no país. Por trás da aparente balburdia, tudo fora milimetricamente organizado pelas empresas que patrocinam os atletas.

Camisetas elaboradas para o encontro, instrumentos barulhentos estocados em sacolas para distribuir entres os...fãs? Grande parte do público que se aglomerava no local era formada de funcionários das financiadoras dos atletas. O restante era composto, basicamente, por familiares e amigos dos competidores. Uma pequena porção de curiosos acompanhava de longe.

"Olha, é a seleção que deve estar chegando!", disse um jovem que passava apressado para seu embarque sem saber precisar qual seleção desembarcava em São Paulo.

Os fãs "contratados" também não eram capazes de precisar exatamente quais os medalhistas que chegavam. Os mais famosos tinham seus nomes gritados pelo público quando o portão do desembarque se abria para que eles desfilassem com suas insígnias e carrinhos recheados de "souvenires". Quando um rosto desconhecido apontava, era recebido com um coro de "Brasil! Brasil!".

A festa maquiada agradou aos atletas. "É muito bom receber esse carinho novamente", disse Clodoaldo Silva, que conquistou prata e bronze nos Jogos, ambas as medalhas em provas de revezamento. "Ver essas pessoas aqui especialmente para nos receber faz tudo ter valido a pena", completou Ádria Santos, que retornou com um bronze conquistado nos 100 metros.

Mas a maior celebração acabou sendo destinada a Daniel Dias, que retornou de Pequim com sete medalhas individuais e foi recebido por sua família cantando música feita especialmente para ele. A autora da canção, que fez questão de se identificar apenas de 'Tia Judite', era a mais empolgada com a cantoria embalada por um violão em pelo aeroporto.

Alguns familiares sabiam a letra de cor. Outros acompanhavam lendo. Daniel Dias apenas assistiu tudo enquanto abraçava conhecidos. Até que foi chamado de Phelps brasileiro por um jornalista. Rebateu: "Sou mais bonito do que ele".

Quem não seguiu direto para seus Estados pôde desfrutar ainda um almoço em um hotel próximo ao aeroporto. Ao deixar o saguão, quem não trajava o agasalho do Comitê Paraolímpico Brasileiro muitas vezes nem era notado pelos demais passantes.

Compartilhe: