UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

17/09/2008 - 04h37

De virada, Brasil bate China e é bicampeão no futebol de 5

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em sua última competição nas Paraolimpíadas de Pequim, o Brasil confirmou o seu favoritismo e conquistou o bicampeonato do futebol de 5 com uma vitória de virada sobre a China por 2 a 1. Marquinhos marcou de pênalti com menos de um minuto para o final da partida.

Andy Wong/AP
A decisão contra a China foi de extremo equilíbrio, e o Brasil saiu perdendo...
Claro Cortes/Reuters
... mas conseguiu empatar a partida, e após o chute convertido por Marquinhos...
Andy Wong/AP
... foi só correr para o abraço e celebrar o bicampeonato e o útlimo ouro em Pequim
VEJAS AS IMAGENS DO TÍTULO
BRASIL ENCERRA EM NONO LUGAR
CONFIRA FOTOS DO ENCERRAMENTO
VEJA O QUADRO GERAL DE MEDALHAS
Os jogadores comemoraram muito o resultado ao final da partida. Em sua primeira Paraolimpíada, o atacante Ricardinho, que marcou o primeiro gol brasileiro, comentou o resultado e a dificuldade encontrada na partida. "Sair perdendo numa final paraolímpica é complicado. Mas fizemos o gol, pegamos confiança e soubemos jogar com tranquilidade para conseguir o resultado", disse o brasileiro em entrevista ao Sportv.

Autor do gol que deu o título de bicampeão ao Brasil, Marquinhos agradeceu ao grupo pela conquista. "Fui abençoado nesse gol. Só tenho a dizer obrigado a todos que torceram pela gente e que sabiam do nosso potencial".

As dificuldades apontadas pelos jogadores serviram também para destacar a equipe adversária. A China, assim como o Brasil, chegou a decisão com uma rodada de antecipação, desbancando a Argentina e a Espanha, que eram candidatas fortes à decisão, mas que tiveram de se contentar com a disputa pelo bronze, vencida pelos argentinos.

Apostando na boa fase de Ricardinho, apontado como melhor jogador da seleção no torneio, o Brasil teve com o atacante as melhores chances de gol no primeiro tempo. Mas foi a China quem marcou primeiro, com Yafeng Wang.

O Brasil só conseguiu empatar a partida aos cinco minutos do segundo tempo, com Ricardinho, que marcou o seu quinto gol na competição. Após o empate, as duas equipes tiveram chances para comandarem o marcador.

Mais experiente, a seleção brasileira soube esperar a hora certa para partir para cima e conseguir um pênalti com menos de um minuto para o final do jogo. Marquinhos, que esteve presente no título de Atenas, cobrou com perfeição para dar o bi ao Brasil.

O título coroou uma campanha impecável da seleção brasileira, que não perdeu nenhum jogo no torneio. Na estréia, vitória fácil contra a Coréia do Sul. Depois, dificuldades para vencer a Espanha por 1 a 0 e para empatar com a Argentina em 0 a 0. A vitória elástica por 5 a 0 ante o Reino Unido pareceu recuperar a moral, mas aí veio o adversário mais difícil.

A China foi a primeira equipe a marcar um gol na seleção brasileira na fase inicial do torneio. O primeiro embate foi o prenúncio da dificuldade que os brasileiros enfrentaram na decisão, mas que souberam passar para comemorar mais um ouro em Pequim, o 16º, que coroou a melhor participação do Brasil em uma Paraolimpíada.

Compartilhe: