UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

15/09/2008 - 12h15

Estados Unidos conquistam o ouro no basquete feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A equipe norte-americana de basquete em cadeiras de rodas feminino conquistou, de forma invicta, a medalha de ouro na modalidade, ao vencer a Alemanha na grande decisão dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, pelo placar de 50 a 38. Assim, as garotas dos Estados Unidos se sagraram bicampeãs da competição.

Já na primeira fase, os Estados Unidos haviam batido as alemãs por 42 a 38, em uma partida um pouco mais equilibrada. Na final desta segunda-feira, as européias até começaram na frente, e venceram o primeiro quarto por 12 a 9. A recuperação das rivais veio logo no período seguinte, quando viraram o placar e saíram para o intervalo com 23 a 16 a seu favor.

A partir da segunda etapa, as garotas norte-americanas souberam administrar bem a vantagem e fecharam o confronto com o título dos Jogos. O destaque ficou por conta de Christina Ripp, com 16 pontos e quatro assistências conferidas. Pelo lado germânico, Marina Mohnen saiu com um double-double de 13 pontos e o mesmo número de rebotes.

Na decisão do bronze em Pequim, a Austrália derrotou a equipe japonesa em uma partida bastante equilibrada, que terminou com o placar de 53 a 47. O destaque da seleção vencedora foi Uesl Tesch, com 16 pontos.

O Japão, que encerrou em quarto lugar no torneio paraolímpico, teve em Mari Amimoto sua principal pontuadora. Ela foi a cestinha do jogo com 18 tentos. Takubo ainda conferiu mais 14 pontos às nipônicas.

Compartilhe: