UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

14/09/2008 - 08h27

Brasil vence China e participa de final inédita no tênis de mesa

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A equipe brasileira de tênis de mesa masculino, classe 3, conquistou um feito histórico na manhã deste domingo nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Formada pelos atletas Luiz Algacir e Welder Knaf, o time nacional derrotou a favorita China por um apertado 3 a 2 e garantiu presença na final da competição. O país nunca conquistou uma medalha paraolímpica na modalidade.

Após a excelente vitória sobre os anfitriões, que contaram com os mesa-tenistas Ping Zhao e Panfeng Feng, o Brasil pega na decisão pelo ouro, a França, que bateu na outra semifinal o time do Reino Unido, por 3 a 0.

"A sensação é fantástica, ainda não caiu a ficha, estou mole ainda do jogo, a adrenalina foi lá em cima", disse bastante eufórico Welder Knaf. Seu companheiro Luiz Algacir, considerada um dos melhores da categoria na América Latina, também expressou sua alegria. "Essa é minha quarta paraolimpíada, e a sensação é muito boa, de já ter uma medalha garantida. Só de pensar que já tenho a prata é maravilhoso. Hoje vocês viram que com torcida, o Brasil vai longe", disse ele ao canal Sportv.

O primeiro jogo foi disputado entre Welder e Panfeng Feng. O brasileiro derrotou o chinês por 3 sets a 1, em 27 minutos de partida, com parciais de 11/13, 7/11, 11/4 e 12/14. Depois foi a vez de Algacir pegar Ping Zhao e dessa vez o chinês levou a melhor, deixando tudo igual no placar. Foram 3 sets a 1, com parciais de 8/11, 11/7, 11/7, 11/2, em 18 minutos.

O terceiro duelo foi disputado entre duplas e os brasileiros pularam na frente com trunfo por 3 sets a 2. O jogo foi bastante disputado e levou 33 minutos. O Brasil fechou o primeiro set em 13/15. O segundo e o terceiro sets foram vencidos pela China por 11/5 e 11/4. Algacir e Welder reagiram e venceram os dois últimos sets por 7/11 e 6/11.

Nas duas últimas partidas as duplas foram invertidas. Algacir foi derrotado por Panfeng Feng em 3 sets a 1, parciais de 11/9, 11/3, 9/11 e 11/2. Coube a Welder ir para cima de Ping Zhao e garantir a vaga histórica na grande decisão do tênis de mesa em Pequim. Welder derrotou o chinês por 3 sets a 1, com parciais de 9/11, 11/8, 11/12 e 9/11.

Agora, contra os franceses, os brasileiros não se consideram favoritos ao título paraolímpico, mesmo tendo derrotado a poderosa China, em sua casa. "Não somos favoritos, mas o espírito vai ser o mesmo na final, como jogamos hoje, com espírito, com o coração", disse o experiente Algacir.

Esta é a primeira vez em 48 anos de história, que o Brasil chega a uma final no tênis de mesa paraolímpico. O país jamais havia alcançado nem mesmo uma semifinal da modalidade. A decisão contra a França ocorre na noite deste domingo, às 23h (horário de Brasília).

*Atualizada às 9h23

Compartilhe: