UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/08/2008 - 08h37

Em Olimpíadas de opostos, André Nascimento vê rivais brilharem

Roberta Nomura
Em Guarulhos (SP)
A bola de segurança brasileira não funcionou contra os Estados Unidos na final do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Pequim. Do outro lado da rede, no entanto, o oposto Stanley foi um dos grandes responsáveis pela queda dos comandados de Bernardinho em Olimpíada marcada pela boa presença ofensiva dos opostos.

Mustafa Ozer/AFP
Oposto André Nascimento tenta passar por bloqueio do norte-americano Salmon
OUTRAS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Os três maiores pontuadores da competição disputada na China desempenham a função. Com 146 pontos, o oposto Stanley liderou a lista e comandou a veterana seleção norte-americana rumo ao ouro olímpico. Substituto de Poltavskiy na mesma posição, o jovem Mikhaylov terminou a disputa com 127 pontos e ajudou a Rússia a conquistar o bronze.

Fora do pódio, o sempre badalado Miljkovic foi um dos grandes nomes da campanha sérvia nos Jogos de Pequim e consolidou a terceira colocação entre os maiores pontuadores. Com atuação apagada na final contra os norte-americanos, o oposto brasileiro André Nascimento ficou na décima colocação com 89 pontos, mas não figura na lista dos dez melhores atacantes do torneio.

"Contra os EUA, eu estava muito bem marcado. Mas durante a Olimpíada acho que foi legal. Apesar da dificuldade, consegui me virar bem", explicou o brasileiro, que teve o melhor desempenho ofensivo na derrota para a Rússia na primeira fase. O oposto foi o maior pontuador da partida com 26 pontos, em jogo de quatro sets.

Entre as três seleções medalhistas olímpicas, o Brasil é a única equipe que não colocou seu oposto entre os dez melhores atacantes da competição. Bronze, o russo Mikhaylov terminou em quarto lugar, uma posição à frente do campeão norte-americano Stanley.

Quarta colocada em Pequim, a Itália não teve sorte com seu oposto. Principal jogador da equipe, Alessandro Fei se machucou na última partida da primeira fase e desfalcou o selecionado em confrontos decisivos, como na derrota para o Brasil, em que esteve em quadra apenas por alguns minutos.

Muito marcado pelo bloqueio norte-americano na disputa pelo ouro, André Nascimento deu lugar ao ponteiro Murilo, em tentativa de mudança do técnico Bernardinho, que não pôde contar com o reserva Anderson.

O desfalque do veterano, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, foi apontado pela equipe brasileira como ponto importante na decisão. "Infelizmente o Anderson não tinha condições de jogo. O grupo sentiu dificuldade de inversão [quando o treinador troca os opostos pelos levantadores]", disse André Nascimento, que contou com a defesa do técnico Bernardinho. O treinador fez questão de dizer que o jogador não foi o responsável pela derrota brasileira e afirmou que os norte-americanos mereceram o ouro.

Compartilhe: