UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/08/2008 - 13h55

Bronze supera frustração e vale crédito para pequeno grupo na seleção

Bruno Freitas
Em Pequim (China)
A seleção de futebol do país cruzou o mundo com o sonho do inédito ouro olímpico na cabeça. A esperada conquista não veio nos Jogos de Pequim, mas nem para todos o saldo é de frustração completa. Um grupo de jogadores deixa a China com participação individual no bronze que pode valorizar suas respectivas carreiras e abrir portas na equipe principal.

"Não é por um jogo que vamos questionar esses jogadores. A avaliação será por todo o trabalho. Um trabalho de vinte ou trinta dias de dedicação, treinos e entrega", comentou o técnico Dunga após o encerramento da campanha olímpica brasileira, com derrota para Argentina na semifinal (3 a 0) e vitória sobre a Bélgica na decisão de 3º lugar (3 a 0).

Abaixo, uma seleção dos atletas da equipe masculina do futebol que saem dos Jogos marcados positivamente pelo bronze:

AFP

RENAN

Passou cinco dos seis jogos nas Olimpíadas sem sofrer gols, mostrou segurança e foi negociado ao futebol espanhol ao longo da competição. Não teve culpa nos três gols argentinos na semifinal Sai por cima da China, já com uma convocação para a seleção principal.


AFP

MARCELO

O lateral-esquerdo talvez tenha sido o mais regular entre os titulares da seleção, com bom desempenho principalmente em participações ofensivas. A escassez de nomes em sua posição pode favorecer sua promoção para a equipe principal no futuro.


AFP

LUCAS

Técnico, jogador de grupo e com vocação para liderança, o volante mostrou que pode ser útil também para a seleção principal. Com regularidade, deixa as Olimpíadas convocado para compromissos da equipe de cima nas eliminatórias.


AFP

THIAGO NEVES

Mesmo na reserva durante a maior parte da competição, o meio-campo do Fluminense mostrou muita personalidade nos minutos em que esteve em campo, principalmente contra a China, em que marcou dois belos gols, quando o jogo ameaçava ficar complicado.


AFP

RAFAEL SOBIS

Com atitude e luta desde os treinos, o atacante tomou a posição de um pouco vibrante Alexandre Pato ao longo da competição. Sai das Olimpíadas com dois gols marcados, um deles na prorrogação da dramática partida contra Camarões nas quartas-de-final.


AFP

Único atacante com características 'de área' no grupo, o atleta teve poucas chances ao longo das Olimpíadas, mas foi decisivo em sua chance como titular, na disputa do bronze contra a Bélgica, quando anotou dois gols e participou da jogada de outro.


Compartilhe: