UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 11h19

Coréia do Sul supera tradição cubana e leva último ouro do beisebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A disputa pela última medalha de ouro do beisebol na história dos Jogos Olímpicos colocou à prova a tradição cubana na modalidade diante da surpreendente e invicta equipe da Coréia do Sul. A vitória ficou com os coreanos, que neste sábado superaram Cuba por 3 a 2, conquistando sua primeira medalha olímpica no beisebol. O terceiro lugar ficou com os Estados Unidos.

Danny Moloshok/Reuters
Youngmin (d) e Dongjoo celebram o último ouro do beisebol dos Jogos Olímpicos
FOTOS DO ÚLTIMO DIA DO BEISEBOL
VEJA PÁGINA DA MODALIDADE
ENTENDA O ESPORTE
O beisebol, a exemplo do softbol, será excluído das Olimpíadas a partir dos próximos Jogos. O COI (Comitê Olímpico Internacional) tomou a decisão devido ao engrandecimento das últimas edições do evento e à necessidade de eliminar alguns esportes. Segundo a entidade, o beisebol seria um esporte muito longo, praticado por poucos países e onde figuram sempre as mesmas nações no pódio. De fato, nas quatro Olimpíadas em que o beisebol esteve presente, as medalhas ficaram com os mesmos cinco países: EUA, Cuba, Japão, Coréia do Sul e Austrália.

Na final deste sábado, os dois times começaram marcando logo no primeiro inning. Os coreanos saíram na frente com um home run de Seungyuop Lee que permitiu duas corridas para a equipe. Na posse do taco, Cuba respondeu com o home run de Michel Enriquez, que diminuiu a diferença com uma corrida.

A impressão inicial de que este seria um jogo com muitas corridas não se concretizou. A partir do segundo inning as duas equipes trabalharam bem defensivamente, com excelente participação dos arremessadores Norberto Gonzalez, (depois seu substituto Pedro Luiz Lazo) de Cuba, e Hyunjin Ryu, pela Coréia do Sul.

As coisas mudaram somente no sétimo inning, quando as equipes voltaram a marcar. O primeiro a alterar o placar foi Yongkyu Lee, com uma bela rebatida à esquerda que permitiu a corrida Jinman Park. Em seguida, Cuba acertou o seu segundo home run da partida, com Alexei Bell, reduzindo outra vez a diferença para apenas um ponto.

No último inning, entretanto, os coreanos mostraram porque chegaram à final com uma campanha invicta nas Olimpíadas. A defesa sólida dos asiáticos sustentou a pressão cubana e com um double play eliminou os dois homens na base, fechando a partida. A Coréia do Sul vencia sua primeira medalha olímpica, a última do beisebol nos Jogos.

Compartilhe: