UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 11h17

Cuba perde 2 finais no boxe e corre risco de não conquistar ouro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Cinco finais do boxe foram decididas neste sábado nos Jogos Olímpicos de Pequim. O destaque ficou para as categorias até 51 kg e até 75 kg, onde os cubanos Andris Laffita e Emilio Correa perderam a medalha de ouro. Com o resultado dos atletas, Cuba agora corre o risco de não conseguir medalhas douradas no boxe, fato que não ocorre desde os Jogos de Munique-1972 - com exceção das Olimpíadas de Los Angeles-1984 e Seul-1988, boicotadas pelo país.

FINAIS DECIDEM CINCO CAMPEÕES
Jacques Demarthon/AFP
Tailandês Somjit Jongjohor derrota cubano Laffita e leva ouro na categoria até 51 kg
Jacques Demarthon/AFP
Rakhim Chakhkiev, da Rússia, comemora após derrotar italiano na final do 91 kg
Lee Won/Reuters
Britânico James Degale derrota cubano na final e leva ouro na categoria até 75 kg
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
VEJA O QUADRO DE MEDALHAS
NOTÍCIAS OLÍMPICAS EM TEMPO REAL
O tailandês Somjit Jongjohor acabou com o favoritismo de Andris Laffita na categoria até 51 kg. Com o peso de carregar consigo a tradição de Cuba no boxe, Laffita não teve chances em nenhum momento do combate. Ao fim dos dois primeiros assaltos, Jogjohor vencia por 6 a 0. Nos últimos minutos, ele apenas administrou para fazer 8 a 2 e conquistar o ouro.

Na seqüência, Vasyl Lomachenko, da Ucrânia, massacrou o francês Khedafi Djelkhir. O juiz deu a luta por encerrada ainda no primeiro assalto, quando Lomachenko já vencia por 9 a 1 e Djelkhir não tinha condições de continuar no combate.

Manus Boonjumnong não teve o mesmo desempenho do compatriota Jongjhor e perdeu para o dominicano Felix Diaz na final da categoria até 64kg. Diaz já era apontado como favorito no combate e conquistou o primeiro ouro da República Dominicana nos Jogos de Pequim.

No quarto combate do dia, Cuba conheceu mais uma derrota, agora na categoria até 75 kg. Emilio Correa perdeu o ouro para o britânico James Degale pelo placar de 18 a 16 na luta mais acirrada das finais até o momento. Neste domingo, mais dois atletas de Cuba entram no ringue para disputar o primeiro lugar do pódio: Yankiel Leon, na categoria até 54 kg, e Carlos Suarez, na até 69 kg.

Rakhim Chakhkiev (categoria até 91 kg) fechou o dia de combates com mais um ouro para a Rússia na história das Olimpíadas. Os russos, ao lado dos cubanos e dos norte-americanos, são as três principais potências da modalidade.

Os Estados Unidos, maiores medalhistas olímpicos do boxe, não conseguiram classificar nenhum de seus atletas para as finais da modalidade nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Compartilhe: