UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 06h06

Com início avassalador, Noruega é ouro no handebol feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A final do torneio olímpico de handebol feminino colocou dois gigantes da modalidade frente a frente, neste sábado, em Pequim. E o choque entre Noruega e Rússia tinha tudo para ser definido apenas nos momentos finais, não fosse o início avassalador das escandinavas. Com uma diferença de dez gols no placar já na metade da primeira etapa, as norueguesas apenas administraram o jogo na seqüência para ganhar a medalha de ouro, por 34 a 27. A Coréia do Sul bateu a Hungria por 33 a 28 e completou o pódio da modalidade.

Philippe Huguen/AFP
A goleira Haraldsen fez grande partida e foi decisiva na conquista do ouro olímpico
Marcelo Del Pozo/Reuters
O técnico Trefilov ficou desapontado com a exibição russa na final das Olimpíadas
MAIS SOBRE A MODALIDADE
PÁGINA SOBRE AS OLIMPÍADAS
VEJA FOTOS DA DECISÃO
CORÉIA DO SUL CONQUISTA O BRONZE
A campanha da Noruega na China foi perfeita. As escandinavas terminaram a primeira fase com uma campanha perfeita, com cinco vitórias. Nas quartas-de-final, as norueguesas eliminaram as rivais suecas e, em seguida, passaram pela Coréia do Sul, até então vice-campeã olímpica, com um gol no último segundo. O triunfo sobre a Rússia apenas confirmou a excelente temporada da equipe.

Com pouco mais sete minutos de jogo, a Noruega já havia mostrado as suas credenciais para a conquista do título. Com uma defesa muito bem postada e um contra-ataque veloz, as atuais campeãs européias abriram 8 a 1 sobre uma Rússia ainda perdida em quadra. Se o ataque norueguês brilhou no início da partida, a goleira Haraldsen garantiu a vantagem no placar após o início em alta velocidade da Noruega.

Mesmo após diversas broncas de Evgeny Trefilov, técnico da Rússia, a equipe continuou errando muito no setor ofensivo e sofrendo com a efetividade do ataque adversário. Aos 16min, a vantagem da Noruega já era de dez gols (14-4). As escandinavas diminuíram o ritmo nos minutos finais da primeira etapa, mas continuaram com uma inesperada folga no marcador (18-11), aos 25min. O jogo ficou mais equilibrado nos cinco minutos finais do período e a Rússia diminuiu um pouco o prejuízo: 18 a 13.

Obrigadas a sair para o ataque para tentar diminuir a diferença de gols, a Rússia falhou mais uma vez. Aos cinco minutos do segundo tempo, a vantagem norueguesa havia aumentado (21-14), principalmente, por ação da goleira Haraldsen, que fazia grandes defesas. Com 16min de jogo, as russas continuavam com problemas sérios para furar a sólida defesa adversária e a folga no placar a favor da Noruega só aumentava (27-19).

Desanimadas com a excelente atuação de toda a equipe adversária, a Rússia abriu mão de tentar a reação nos dez minutos finais da partida. As escandinavas aproveitaram para manter a diferença conquistada no início para confirmar a medalha de ouro na modalidade, após fechar o jogo em 34 a 27.

Compartilhe: