UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 04h25

Natália Falavigna vence a segunda e vai à semifinal no taekwondo

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Natália Falavigna mostrou que está mesmo inspirada para conquistar uma medalha olímpica. Em boa forma, a brasileira derrotou a australiana Carmen Marton por 5 a 2 e se classificou para a semifinal da categoria acima dos 67 kg, garantindo que vai lutar por uma medalha.

Flávio Florido/UOL
Falavigna teve grande atuação no último round para conseguir avançar à semifinal
Flávio Florido/UOL
Brasileira pode se tornar a primeira do país a ir ao pódio olímpico no taekwondo
VEJA MAIS FOTOS DA BRASILEIRA
VEJA MAIS FOTOS DO TAEKWONDO
Na semifinal, ela enfrenta a norueguesa Nina Solheim, que nasceu na Coréia do Sul, mas ainda bebê foi adotada por um casal da Noruega. Caso vença, Natália luta pelo ouro. Caso seja derrotada, luta contra a vencedora da chave de repescagem pelo bronze.

"Conheço o jeito dessa norueguesa e é só continuar com a cabeça fria", explicou a brasileira. Seu técnico, Fernando Madureira, afirmou que a estratégia de luta será a mesma da luta de quartas-de-final. "Acho que ela tem a mesma qualidade da norueguesa, então é não entrar no jogo dela e fazer a luta que planejamos".

As duas taekwondistas começaram o combate das quartas-de-final com uma postura bastante cautelosa. Nenhuma das lutadoras se arriscou no início, o que rendeu uma advertência da juíza para ambas. Na última parte do round, Carmen ainda conseguiu abrir o placar com um chute frontal.

"Foi uma luta um pouco nervosa, senti a Natália um pouco tensa no final. A australiana é uma atleta mais leve e mais rápida, então nossa estratégia era ficar mais parada, para bater mais seco", explicou o técnico Fernando Madureira.

No segundo round, porém, Natália mudou sua postura. Bem mais aguerrida, a paranaense demorou apenas um minuto para marcar dois pontos e virar o marcador. Com um golpe de contra-ataque, no entanto, a australiana voltou a empatar o confronto e deixou a luta aberta.

Mais atenta, a brasileira voltou a ficar na frente com seu terceiro ponto no início do round final. Depois disso, ela adotou uma postura mais defensiva até os instantes finais, quando teve seu momento de ouro no duelo. Com três ataques seguidos, Falavigna disparou no placar e ficou com a vitória. Nem mesmo uma falta no último segundo que lhe tirou um ponto pôs em risco o resultado.

Rival da brasileira, Solheim venceu no combate anterior Chew Chan Che, da Malásia, por 4 a 1, sem dificuldade. O combate da semifinal está marcado para 17 horas no ginásio da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Pequim.

Em sua primeira luta, Natália também teve poucos problemas diante da grega Kyriaki Kouvari e levou a melhor ao fazer 3 a 1 no placar. Já sua rival australiana derrotou a equatoriana Lorena Benites na primeira rodada.

Natália se tornou conhecida do grande público em Atenas-04, quando chegou à semifinal e deixou a medalha de bronze escapar no último instante. No ano seguinte, porém, a paranaense deu a volta por cima ao conquistar o Campeonato Mundial em Madri. Em 2007, ela voltou a subir no pódio do Mundial, mas desta vez com um terceiro lugar, repetindo a colocação que já havia obtido em 2001.

Compartilhe: