UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 02h40

Estados Unidos vencem Japão e ficam com o bronze no beisebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A idéia era encerrar a última participação olímpica do beisebol pelo menos com uma classificação para a final. No entanto, os Estados Unidos precisaram se contentar com a medalha de bronze. Após perder a semifinal para Cuba, o time norte-americano não se abateu e mostrou boa forma em campo para vencer o Japão por 8 a 4 na decisão do terceiro lugar.

Danny Moloshok/Reuters
Estados Unidos não se abalou com revés para o time cubano e ficou com o bronze
CONFIRA MAIS FOTOS DA PARTIDA
TABELA COMPLETA DO BEISEBOL
PÁGINA DA MODALIDADE EM PEQUIM
Com o triunfo, os Estados Unidos terminam a disputa do beisebol com três medalhas. Antes, o país havia conquistado um ouro (em Sydney-00) e outro bronze (em Atlanta-96). A seleção asiática, por sua vez, fica com o mesmo número dos rivais, mas pior em qualidade, com dois bronzes e uma prata.

O Japão ainda começou muito bem a partida. Logo no início conseguiu um ponto e fez os Estados Unidos passarem em branco depois. A resposta dos norte-americanos veio no segundo inning, quando eles deixaram o jogo empatado em 1 a 1.

A seleção asiática terminou de rebater no terceiro dando grande passo rumo à vitória. Afinal, com boa seqüência ofensiva, o time conseguiu três pontos consecutivos. Porém, assim que os rivais foram para a rebatida acabaram com as esperanças japonesas. De forma semelhante, os Estados Unidos devolveram os três pontos no mesmo inning e voltaram a empatar o confronto.

Foi somente no quinto inning que os norte-americanos conseguiram se impor. O time aproveitou uma seqüência ruim de arremessos dos adversários e anotou quatro pontos, sendo dois por meio de home runs. Depois disso, os 'criadores do esporte' só precisaram manter o ritmo na defesa para segurar o resultado.

A seleção dos Estados Unidos foi para Pequim sem contar com seus principais jogadores, que preferem disputar a MLB, Major League Baseball, liga profissional do país. Os organizadores da MLB, por sua vez, se recusam a trocar o calendário do torneio. Isso contribuiu para a diminuição da popularidade do beisebol olímpico e, conseqüentemente, à sua saída do quadro de modalidades da competição.

Compartilhe: