UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 00h20

Aiba investiga suspeita de manipulação de resultados no boxe

Da Reuters
Em Pequim (CHN)
A controvérsia ronda o mundo do boxe, com a informação, nesta sexta-feira, de que a Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) abriu uma investigação para apurar manipulação de resultados.

Crédito
O boxe sofreu acusações de que estariam ocorrendo manipulações de resultados
PÁGINA ESPECIAL DA MODALIDADE
OS BRASILEIROS QUE FORAM À CHINA
LEIA TODAS AS NOTÍCIAS DE BOXE
"Dois meses atrás houve um rumor de que existia um grupo de pessoas almejando manipular os resultados de eventos", disse aos repórteres Tom Vigerts, membro da comissão disciplinar da Aiba. O corpo diretivo da entidade disse, em um comunicado, que a possível tentativa de manipulação pode ter sido feita por membros da organização ou autoridades da competição.

O Comitê Olímpico Internacional foi notificado e designou um observador independente para acompanhar a competição em Pequim, informou o comunicado. Terry Smith, delegado técnico da Aiba, disse que não há evidência de manipulação e que está convencido de que a competição olímpica foi justa.

"Os assuntos refletidos aqui estão sob investigação, baseada em suspeitas que temos", disse Smith a repórteres. "Nada foi provado ou refutado." A revelação das suspeitas por parte da Aiba segue a reivindicação de uma autoridade esportiva da Romênia dizendo que a escolha dos juízes e jurados foi manipulada durante a competição olímpica.

Rudi Obreja, presidente da federação romena e delegado técnico da Aiba, disse à imprensa que a escolha aleatória por computador do juiz e dos cinco jurados de cada luta não estava sendo respeitada pelas autoridades técnicas do evento.

Escândalo no julgamento
"Eles dizem 'este não', 'vamos substituí-lo por um argentino', e eles vinham fazendo isso - eles trocavam os juízes", disse Obreja. "Eles manipulam as lutas trocando os juízes."

A Aiba reagiu, suspendendo Obreja por ter quebrado o código de conduta que estipula que esse tipo de problema deve ser resolvido internamente. Escândalos de julgamento e acusações de corrupção têm acompanhado o boxe nas Olimpíadas por décadas, e ameaçado a permanência do esporte nos Jogos depois da Olimpíada de Seul, em 1988.

Um sistema eletrônico de pontuação foi introduzido depois de uma série de decisões controversas em Seul, mas os problemas no boxe não terminaram. O COI ficou tão frustrado com o comportamento do boxe que temporariamente congelou pagamentos à Aiba depois da Olimpíada de 2004. O presidente da entidade, Wu Ching-kuo, que foi eleito em 2006, lançou uma série de reformas como parte do esforço para limpar o esporte.

"A Aiba está em processo de reforma desde a eleição (de Wu) e o desenvolvimento substancial em transparência e honestidade ficou evidente, com apenas quatro protestos em 249 lutas até aqui", lia-se no comunicado da entidade, na sexta-feira. Tem havido, contudo, muita crítica quanto à pontuação, por parte de técnicos e boxeadores desde o início da competição.

Compartilhe: