UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 08h33

França bate atual campeã e decide ouro contra Islândia no handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A França bateu a Croácia, por 25 a 23, nesta sexta-feira, e segue na disputa da medalha de ouro das Olimpíadas de Pequim, no handebol masculino. Com um histórico de jogos equilibrados e muita rivalidade, a semifinal entre os croatas e franceses, em Pequim, não fugiu dessa característica. No fim, a equipe da França foi melhor e administrou a pequena vantagem para ficar com a vaga na decisão. Agora, os franceses terão pela frente a Islândia, que venceu a Espanha por 36 a 30.

Saeed Khan/AFP
Karabatic comemora a vitória da França sobre a Croácia, atual campeã olímpica
MAIS SOBRE A MODALIDADE
TABELA DAS FINAIS
PÁGINA SOBRE AS OLIMPÍADAS
VEJA MAIS FOTOS DOS JOGOS
Antes deste triunfo, os franceses haviam sido batidos pelos croatas, neste ano, nas semifinais do torneio europeu, por apenas um gol. No Mundial de 2007, a França deu o troco, ao eliminar os rivais nas quartas-de-final. Em Pequim, os times se encontraram na primeira fase, pelo grupo A, com vitória francesa por 23 a 19, que venceu mais uma partida contra a atual campeã olímpica.

Muito bem postados na defesa desde o início do jogo, França e Croácia não davam muitas oportunidades de arremesso aos adversários e empatavam em apenas 5 a 5, aos 11min. De gol em gol, as equipes não conseguiam abrir vantagem. Somente aos 15min, os croatas abriram uma folga maior (9-6).

Apesar do ponta-direito Abalo, principal jogador da França ter tido uma marcação especial, a França conseguiu se recuperar, aos 24min, com Karamatic, que fez 12 a 11. Os dois goleiros se destacaram nos quatro minutos seguintes e o placar não foi alterado antes do final da primeira etapa.

Com a vantagem no placar, a França seguiu melhor no início do segundo tempo. Mesmo com alguns erros no ataque, os franceses contavam com uma defesa firme para abrir 15 a 13, aos 5min. Confirmando o equilíbrio, a Croácia passou à frente três minutos depois (16-15).

A partir desse momento, as equipes voltaram a se alterar no placar, sem que nenhuma delas conseguisse uma vantagem segura para tentar diminuir a velocidade do jogo. A parte final do jogo apresentou a mesma dinâmica, com Croácia marcando e a França descontando logo em seguida. Aos 24min, no entanto, Narcisse conseguiu fazer 24 a 22 para a França, que administrou bem o tempo e garantiu presença na final, ao vencer os atuais campeões olímpicos por 25 a 23.

Na outra semifinal disputada sexta-feira, a Islândia conseguiu uma bela vitória sobre a Espanha por 36 a 30 e garantiu a sua primeira medalha olímpica na modalidade. França e Islândia decidem o torneio no domingo, às 4h45 (hora de Brasília). O jogo que define a medalha de bronze será realizado um pouco mais cedo. Croácia e Espanha entram em quadra às 2h30.

Compartilhe: