UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 05h59

Tailândia e Cuba dominam primeiras semifinais do boxe olímpico

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Cinco categorias do boxe olímpico já têm finalistas definidos, e dez medalhas de bronze já foram entregues até o fim da madrugada desta sexta-feira. Tailândia e Cuba dominaram os confrontos - cada país terá pelo menos dois pugilistas disputando ouro.

Joe Klamar/AFP
Tailandês Somjit Jongjohor se concentra durante luta em que venceu italiano
VEJA AS FOTOS DOS COMBATES
LEIA MAIS SOBRE BOXE
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
Outros cubanos poderiam ter avançado se não tivessem perdido a cabeça durante as suas lutas. Mas, como no boxe há quatro medalhas por categorias, o bronze serviu de consolo para as derrotas.

Na primeira semifinal da meio-médio ligeiro (até 64 quilos), o tailandês campeão olímpico Manus Boonjumnong levou até cabeçada, mas venceu o cubano Roniel Iglesias Sotolongo.

Para isso, ele contou com dois pontos a mais devido à punição para Sotolongo, que de quebra recebeu vaias da torcida. Outro cubano penalizado foi Osmai Acosta Duarte que deu uma cotovelada no russo Rakhim Chakhkiev, perdeu a luta e acabou fora da final dos pesados.

A decisão da categoria até 51 quilos (mosca) terá outro confronto entre Cuba e Tailândia. O cubano Andris Laffita Hernandez derrotou o russo Georgy Balakshin e vai enfrentar na final o tailandês Somjit Jongjohor, que bateu o italiano Vincenzo Picardi.

O outro cubano que venceu nas semifinais foi Emilio Correa Bayeaux, que passou pelo indiano Vijender Kumar e pega o britânico James Degale na disputa pela medalha de ouro da categoria médio (até 75 quilos).

Também já foram disputadas as semifinais da categoria até 57 quilos, com a derrota do turco Yakup Kilic para o ucraniano Vasyl Lomachenko. A final será disputada entre Lomachenko e o francês Khedafi Djelkhir, que venceu Shahin Imranov, do Azerbaijão.

A partir das 8h (horário de Brasília), serão definidos os finalistas das categorias mosca ligeiro (48 quilos), galo (54 quilos), leve (60 quilos), meio-médio (69 quilos), meio-pesado (81 quilos) e super-pesado (mais de 91 quilos).

Compartilhe: