UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 05h33

Rússia abre vantagem na rotina técnica por equipes do nado sincronizado

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Rússia continua hegemônica no nado sincronizado nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta sexta-feira, o país terminou com o primeiro lugar da prova de rotina técnica por equipes. As russas Anastasia Ermakova e Anastasia Davydova fazem parte do time russo e podem conquistar o seu segundo ouro em Pequim, já que ganharam a prova do dueto, recebendo oito notas dez na final das dez avaliações a que foram submetidas.

Julian Abram/EFE
Equipe russa está próxima de confirmar hegemonia e o bicampeonato olímpico
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
CONHEÇA MAIS SOBRE A RÚSSIA
VEJA O QUADRO DE MEDALHAS
A Espanha, medalha de prata no dueto com Andrea Fuentes e Gemma Mengual - que também fazem parte da equipe, ficou com a segunda posição. Em terceiro lugar apareceu a China.

A prova por equipes do nado sincronizado acontece em dois dias. Nesta quinta, os times foram julgados pela rotina técnica, que inclui elementos obrigatórios pré-estabelecidos pelos árbitros. Os times têm dois minutos e 50 segundos para realizá-la, com uma tolerância de 15 segundos, a mais ou a menos. A Rússia terminou com a média de 49,500 pontos, seguida da Espanha com 48,917 e da China com 48,584.

Nesta sexta-feira, os oito países competidores voltam à piscina para a execução da rotina livre, na qual as equipes são livres para fazerem a seqüência que desejarem, com movimentos criativos e de acordo com o ritmo da música. O tempo da prova é de quatro minutos, com tolerância de 15 segundos a mais ou a menos.

Caso a Rússia vença a prova por equipes, o resultado da modalidade em Pequim será o mesmo da última edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas-2004, onde Anastasia Ermakova e Anastasia Davydova foram ouro no dueto.

Compartilhe: