UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 02h20

Francesa e letão levam 1º ouro na estréia do BMX nas Olimpíadas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A francesa Anne-Caroline Chausson e Maris Strombergs, da Letônia, sagraram-se campeões na pista de Laoshan, nesta sexta-feira, como os primeiros ciclistas a conquistarem a medalha de ouro do BMX, esporte que fez a sua estréia em Pequim como parte do programa olímpico.

Jacky Naegelen/Reuters
Strombergs(d), da Letônia, comemora com o seu compatriota o ouro em Pequim
Tim Wimborne/Reuters
Primeiro ouro no BMX, Anne Caroline (d) abraça Shanaze Reade, que sofreu queda
VEJA FOTOS DA FINAL DO BMX
SAIBA MAOS SOBRE A MODALIDADE
CALENDÁRIO DE CICLISMO
A disputa da semifinal feminina, realizada também nesta quinta-feira, foi marcada pela rivalidade das francesas, que com os melhores tempos da prova lideraram as suas respectivas chaves com quatro pontos cada uma, anunciando que a luta pelo ouro seria mesmo entre elas, e foi o que aconteceu.

Anne-Caroline Chausson ficou com o ouro depois de completar a bateria em 35s, enquanto sua compatriota Laetitia Le Corguille ficou com a prata com 38s042, durante a disputa da final da competição. O bronze ficou com a norte-americana Jill Kintner, de 27 anos.

O Reino Unido, que esperava conquistar o nono ouro olímpico somente nas provas de ciclismo que foram disputadas em Pequim, não conseguiu chegar nem perto do pódio. Shanaze Reade, atual bicampeã mundial da prova, teve uma queda na última curva e abandonou a final do BMX.

A líder do ranking mundial e bronze no mundial deste ano, Sarah Walker, da Nova Zelândia, ficou apenas com o quarto melhor tempo, perdendo o bronze por 2s829.

Já na semifinal masculina, o norte-americano Kyle Bennett, tricampeão mundial (2002, 2003 e 2007) e favorito na briga pelo pódio, se machucou após queda na terceira bateria durante as quartas, na última quarta-feira, e não conseguiu se recuperar a tempo para a competição, ficando de fora da semifinal.

Mike Day, de apenas 23 anos, Donny Robinson, ambos norte-americanos, e Maris Strombergs, da Letônia, travaram uma disputa roda a roda durante a final da competição, até que o favorito Strombergs conseguiu ficar à frente conquistando a medalha de ouro. A prata ficou para Mike e o bronze para Donny.

Compartilhe: