UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 09h51

Na final, Camila e Pessoa passam de fase e brigam por medalhas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os conjuntos brasileiros de Rodrigo Pessoa, atual campeão olímpico, e de Camila Mazza, que está na final apenas por causa da desistência de alguns cavalos, passaram de fase na final e ficaram entre os 20 que vão disputar medalha ainda nesta quinta-feira.

Susan Walsh/AP
Camila Mazza, com Bonito Z, lidera até agora a final dos saltos no hipismo
Mazza, que foi desclassificada das eliminatórias e ganhou a vaga no momento antes da decisão, chega em primeiro para disputar o percurso final que definirá as três medalhas na prova individual dos saltos no hipismo.

Ela foi a terceira a se apresentar, com seu cavalo Bonito Z, e conseguiu, surpreendentemente, zerar o primeiro percurso da final em Hong Kong. A amazona teve 81s85 de tempo e ficou longe de estourar a marca máxima.

"Hoje eu montei mais tranqüila, sem responsabilidade. Só de chegar aqui foi uma vitória. Foi uma surpresa grande este resultado, foi um presente de Deus", comemorou Camila após sua primeira passagem pela pista.

Já Pessoa, com Rufus, teve quatro pontos por ter derrubado um obstáculo e chega à decisão em 11º. O brasileiro fez 80s81 de tempo e não esteve perto do estouro. "O percurso foi muito difícil, não esperava tantos zeros, mas vou tentar um zero, ver se pego um pedaço do bolo", afirmou o ginete.

Pessoa foi o melhor brasileiro nas eliminatórias. Ele terminou esta fase em sétimo. Em um dos percursos, chegou a zerar. Em 2004, quando ficou com o ouro, o ginete foi à decisão da medalha com oito pontos perdidos e ficou em segundo. Depois, ficaria com o ouro por causa do doping do cavalo do primeiro colocado, o irlandês Cian O´Connor.

Mazza só foi a 38º na fase inicial dos Jogos de 2008. Ao todo, teve 27 pontos perdidos, que foram zerados na final. Ela ficou como reserva e ocupou o lugar de um dos quatro conjuntos eliminados nesta quinta. Entre estes, está o de Bernardo Alves. O seu animal, Chupa Chup, foi pego no exame antidoping por uma substância proibida encontrada em um gel para massagem do cavalo.

Compartilhe: