UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 09h39

Com gol no fim, holandesas ganham 1º ouro do país no pólo aquático

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção feminina de pólo aquático da Holanda conquistou nesta quinta-feira a primeira medalha de ouro do país na modalidade, com uma vitória por 9 a 8 sobre os Estados Unidos. Autora de sete gols na partida, a holandesa Danielle de Bruijn foi a principal responsável pela terceira derrota consecutiva das norte-americanas em finais olímpicas.

A equipe holandesa começou o jogo com um excelente aproveitamento nos ataques e marcou quatro gols nos primeiros quatro minutos, três deles marcados pela artilheira de Bruijn. O bombardeio holandês demorou a acordar a equipe norte-americana, que conseguiu equilibrar o jogo e reforçar a marcação após a metade do período inicial. Com dois gols, os Estados Unidos seguraram o ímpeto do time holandês.

No segundo quarto do jogo, a equipe norte-americana consolidou a reação e empatou a partida em 5 a 5, aproveitando-se de falhas na marcação holandesa com ataques pacientes, dinamizados por trocas rápidas de passe.

O terceiro período foi de muita marcação no início, até a equipe holandesa conseguir dois gols em contra-ataques velozes e passar à frente no placar novamente. O jogo ganhou em emoção quando as norte-americanas diminuíram a desvantagem para 7 a 6, tornando a partida totalmente indefinida para o período decisivo.

No último quarto, a seleção dos Estados Unidos conseguiu um novo empate em 8 a 8 e o jogo ficou aberto, com as duas equipes adotando uma postura ofensiva. Depois de quase sofrer gol, ao levar uma bola na trave, as holandesas marcaram a 26s do fim, com o sétimo gol de Danielle de Bruijn na partida.

Um susto em outra bola na trave a cinco segundos do fim deu mais emoção à conquista da primeira medalha de ouro da Holanda no pólo aquático, para a alegria do técnico Robin van Galen, que atirou-se na piscina para comemorar a vitória com suas comandadas.

A medalha de bronze do torneio ficou com a Austrália, que venceu a Hungria nos pênaltis por 3 a 2, após um emocionante empate em 9 a 9.

As australianas conseguiram empatar o jogo a quatro segundos do fim, no último período. Na prorrogação, a Hungria retribuiu com um empate a 17s do encerramento, mas um arremesso para fora da húngara Rita Dravucz na decisão por pênaltis deu o bronze às australianas, campeãs olímpicas em Sydney-2000.

Compartilhe: