UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 08h44

Noruega vence no final e pega Rússia na decisão do handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Com um gol de Hammerseng, no último segundo, a Noruega venceu a Coréia do Sul pelo torneio feminino de handebol, por 29 a 28, nesta quinta-feira, e está na final olímpica da modalidade. Atuais vice-campeãs mundiais, as européias conquistaram o triunfo após contra-ataque rápido, enquanto as sul-coreanas comemoravam o empate. O gol foi contestado pela comissão técnica e jogadoras asiáticas, mas a pressão não deu resultado. Na decisão, as norueguesas pegarão as russas, que bateram a Hungria por 22 a 20.

Philippe Huguen/AFP
Hammerseng fez o gol que decidiu o jogo, no último segundo da semifinal em Pequim
MAIS SOBRE A MODALIDADE
TABELA DAS FINAIS
VEJA FOTOS DAS SEMIFINAIS
Diferentemente do que a Noruega esperava, o jogo começou bastante equilibrado. Mas, após o técnico sul-coreano pedir tempo, a equipe asiática conseguiu passar à frente no placar (9-8), aos 19min. A partir de então, as sul-coreanas tomaram conta do jogo e abriram 12 a 8 no placar, com relativa facilidade. Então, as norueguesas acordaram, voltaram ao jogo e foram para o intervalo perdendo por apenas um gol (15-14).

A reação animou as norueguesas para a segunda etapa e, com pelo menos três grandes defesas, a goleira Haraldsen foi a destaque da partida no início do tempo. Com a ajuda da atleta, a Noruega fez três gols seguidos e virou o placar (17-15). Essa vantagem deu maior tranqüilidade para as vice-campeãs, que seguraram as adversárias.

Aos 18min, a Noruega mantinha a mesma vantagem do início do segundo tempo (24-22). Com grandes atuações de Lybekk e Hammerseng, além da arqueira Haraldsen, o time europeu segurava a velocidade da Coréia do Sul. No entanto, em uma recuperação fantástica, as sul-coreanas empataram o jogo em 28 a 28 faltando apenas dez segundos. Ao comemorar a igualdade, as asiáticas se desconcentraram. A Noruega aproveitou, colocou a bola em jogo rapidamente e Hammerseng selou o triunfo europeu.

As escandinavas, prata em Seul-1988 e Barcelona-1992, retornam à uma decisão olímpica após 16 anos. Desta vez, elas enfrentarão a Rússia, que derrotou a Hungria por 22 a 20. Coréia do Sul e Hungria se encontram na decisão pelo bronze da modalidade.

Atualizada às 11h15

Compartilhe: