UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 04h53

Embaixador do Rio-2016, Pelé isenta Dunga por fracasso

Bruno Freitas
Em Pequim (China)
O recente histórico de convivência turbulenta entre Pelé e a seleção brasileira ganhou uma trégua nesta quinta-feira, dois dias depois da derrota da equipe de Dunga para Argentina nos Jogos da China. Em Pequim, onde foi apresentado como embaixador da candidatura olímpica do Rio de Janeiro para 2016, o 'Rei do futebol' poupou de críticas o time de Ronaldinho, que não conseguiu chegar ao ouro.
Reuters
Com a ex-jogadora Janeth, Pelé será o embaixador da candidatura do Rio-2016
Reuters
Ex-jogador isentou o técnico Dunga de qualquer responsabilidade pela derrota
Crédito
Pelé completou, irônico, que se estivesse jogando em Pequim, o Brasil seria ouro
PÉROLA: "MARTA É O PELÉ DE SAIA"
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO
PÁGINA ESPECIAL DAS OLIMPÍADAS
"Nessas horas, todo mundo procura um bode expiatório, um lado negativo. Mas temos que entender que perdemos para uma equipe mais preparada, a Argentina, que tinha um tripé de frente já entrosado", disse Pelé em evento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em Pequim, em referência aos argentinos Riquelme, Messi e Aguero.

"Não dá para crucificar o Dunga. Ele jogou quatro partidas com argentina em seu mandato e só perdeu essa", completou.

O maior artilheiro da história da seleção brasileira também livrou de críticas Ronaldinho Gaúcho, principal estrela da equipe derrotada pela Argentina na semifinal e que brigará pela medalha de bronze nesta sexta-feira, em Xangai.

"O Ronaldinho não foi como esperávamos, mas quem perde é toda a equipe", comentou Pelé, em assunto que desviou a atenção de sua apresentação como embaixador da candidatura do Rio aos Jogos de 2016.

Em seguida, o camisa 10 da seleção nos títulos mundiais de 1958, 1962 e 1970 falou de sua frustração de jamais ter tido a oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos e fez a única provocação com o time atual do país.

"É uma frustração muito grande não ter jogado uma Olimpíada. Na época em que era jogador, os atletas que tinham contrato profissional não podiam jogar. Eu tinha contrato com o Santos desde os 16 anos", afirmou.

"Mas vou fazer uma brincadeira. Se eu estivesse jogando, nós já teríamos essa medalha", disparou o ex-jogador de 67 anos.

Apesar de poupar a equipe olímpica de Dunga, Pelé tem um histórico recente de embates declaratórios com jogadores que passaram nos últimos anos pela seleção, como Romário, Ronaldo e Roberto Carlos, por exemplo.

Compartilhe: