UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 17h09

Cavalo 'excepcional' anima Rodrigo Pessoa em busca da 4ª medalha

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O cavaleiro Rodrigo Pessoa poderá se tornar, nesta quinta-feira, o primeiro brasileiro a subir no pódio em quatro olimpíadas consecutivas. Para isso, terá de melhorar a sétima colocação das eliminatórias que o colocou na final individual da prova de saltos nos Jogos de Pequim, a ser disputada amanhã, a partir das 8h15 (horário de Brasília).

Atual campeão olímpico da prova (Atenas-2004), o ginete ainda soma duas medalhas por equipes (bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000). Para chegar ao feito inédito, Pessoa aposta em um grande desempenho de sua montaria, Rufus.

"O meu cavalo está excepcional, nunca esteve tão bem", analisa o cavaleiro. "Nós tivemos muita preocupação em fazer um bom planejamento para que o Rufus atingisse o auge de sua forma física nas Olimpíadas. Além de escolher provas e competições estratégias, fizemos uma preparação específica com o condicionamento físico dos cavalos para as condições climáticas encontradas em Hong Kong [sede do hipismo nos Jogos de Pequim]".

Pessoa está confiante na luta pela quarta medalha. "A expectativa é boa. Acredito que tenho chance, defenderei na pista o meu título e brigarei por mais uma medalha".

E o campeão olímpico não será o único brasileiro a saltar na final desta quarta-feira. Bernardo Alves também estará na briga, buscando sua primeira insígnia olímpica. Nas eliminatórias, o ginete e sua montaria, Chupa Chup, não foram tão bem, perdendo 20 pontos e ficando na 27ª colocação. Para a decisão, porém, o cavaleiro espera uma performance melhor.

"Estou muito feliz por entrar em uma final olímpica. A decisão está aberta. Com os pontos zerados, tudo pode acontecer", diz Alves, lembrando que os conjuntos entrarão na primeira das duas rotinas com a pontuação das eliminatórias zerada. Para o segundo percurso, passam apenas os 20 primeiros colocados.

Bernardo Alves admite, porém, que seu cavalo tem uma deficiência. "Eu costumo brincar que o Chupa Chup não tem um motor turbo, porque ele tem dificuldade de saltar obstáculos com água. Mas quem sabe, ele não acorda em um bom dia amanhã e o motor a diesel dá conta do recado", diz o cavaleiro. "O Rodrigo foi campeão olímpico em Atenas com duas faltas na final, e se eu só fizer uma falta no rio eu posso entrar na briga por medalha".

Técnico da equipe, Nelson Pessoa, pai de Rodrigo, lista os principais adversários dos brasileiros na disputa desta quarta. "As armações não estão favorecendo os alemães e holandeses. O Brasil tem chances de ganhar uma medalha, mas acredito que os nossos principais adversários serão o irlandês Denis Lynch, o belga Jos Lansink, os canadenses Eric Lamaze e Ian Miller, além dos norte-americanos, que estão saltando muito bem", analisa.

"Podemos esperar dois percursos delicados com grau de dificuldade bastante elevado. Os desenhadores estão caprichando nas linhas, curvas e larguras", completa o técnico.

Compartilhe: