UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 13h16

EUA eliminam Sérvia em jogo duro e esperam Rússia na semi do vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os Estados Unidos passaram imbatíveis pela primeira fase do vôlei masculino em Pequim e tiveram de defender sua invencibilidade nesta quarta-feira, em jogo duríssimo contra a Sérvia pelas quartas-de-final. O time norte-americano virou o jogo, venceu por 3 sets a 2 (20-25, 25-23, 21-25, 25-18 e 15-12), eliminou os europeus e avançou nas Olimpíadas.

Dessa maneira, estão definidas as duas semifinais dos Jogos de Pequim. Os Estados Unidos vão encarar a Rússia. Já o Brasil enfrenta a Itália, em reedição da decisão de Atenas-2004.

No jogo desta quarta-feira, logo de cara, a Sérvia abriu 6-1 no primeiro set em um bloqueio do central Podrascanin em cima do oposto americano Stanley. A essa altura, o técnico Hugh McCutcheon já havia feito um pedido de tempo.

Os americanos chegaram a encostar no placar (6-3), mas não demorou para que os sérvios voltassem a deslanchar, muito em função dos bloqueios de Podrascanin e dos ataques certeiros do oposto Miljkovic. Os Estados Unidos passaram a forçar mais o saque para desestabilizar a defesa sérvia, mas a estratégia não foi suficiente. Os europeus fecharam com 25-20 em um ataque do ponteiro Nikic.

Na segunda etapa, o que se viu foi um jogo totalmente diferente. Os americanos perceberam que a única maneira de fugir do bloqueio sérvio seria acelerar os ataques, e foi isso que o veterano levantador Ball fez, usando mais o meio-de-rede Lee e deixando o forte oposto Stanley livre de bloqueio em seus ataques. A estratégia se mostrou certeira, e os Estados Unidos conseguiram assumir a ponta do marcador, abrindo quatro pontos em boa seqüência de Stanley no saque (13-9).

Os sérvios só conseguiram encostar graças aos ataques precisos do ponteiro Bojovic e, principalmente, ao bom aproveitamento de Miljkovic, que continuou virando bolas. A Sérvia chegou a virar a parcial (19-18), mas os Estados Unidos retomaram a ponta (20-19). Em um erro de recepção de Nikic, Priddy não desperdiçou a bola de xeque, fechando o set para sua equipe com 25-23.

Uma série impressionante de Priddy no serviço deu uma diferença considerada aos Estados Unidos logo no início da terceira parcial: 4-0. Aos poucos, os sérvios reestruturaram sua defesa para conseguir pegar os fortes ataques americanos, até que, enfim, chegaram ao empate com dois bons saques de Bojovic (12-12).

Os americanos ainda conseguiram retomar a diferença de três pontos, mas uma seqüência de ataques de Nikic pela ponta e uma bola de xeque aproveitada pelo levantador Grbic pelo meio permitiram a virada sérvia no terceiro set (16-15). Em seguida, os europeus abriram dois pontos de diferença e ainda ampliaram, fechando em 25-21 em um erro de recepção dos americanos.

O quarto set começou tão equilibrado quanto o segundo, com os americanos em ligeira vantagem. A diferença aumentou, porém, quando Ball chamou para o jogo o ponteiro Salmon e o central Millar, que vinham em atuação apagada no ataque até então. Os erros de contra-ataque e de recepção dos sérvios também facilitaram a vida dos americanos, que chegaram a abrir seis pontos (23-17). Bastou administrar a vantagem para fechar em 25-18 com um ace de Stanley e levar a partida para o tie-break.

O set final se mantinha equilibrado até que os americanos resolveram errar tudo que não haviam errado até então, permitindo à Sérvia abrir três pontos (7-4). A diferença, porém durou pouco. O bloqueio dos Estados Unidos cresceu, o volume da defesa aumentou e o time virou, abrindo dois pontos (13-11). Os sérvios salvaram o primeiro match point, mas com uma diagonal curta de Salmon, os americanos fecharam em 15-12, avançando em Pequim.

Compartilhe: