UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 09h40

Reprise de Sydney-2000, EUA enfrentam Japão pelo ouro do softbol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os dias estão contados para o softbol nos Jogos Olímpicos. A partir de Londres-2012, o esporte será excluído da competição. Enquanto isso, nesta quarta-feira, Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá brigaram pelas últimas medalhas da modalidade. As norte-americanas confirmaram seu favoritismo sendo as primeiras a se classificarem para a final. No confronto pela segunda vaga na decisão, o Japão venceu a Austrália, reeditando assim, a final de Sydney-2000. A Austrália ficou com o bronze.

Omar Torres/AFP Photo
Japão vence Austrália e decide ouro com os EUA. Australianas ficam com o bronze
VEJA AS IMAGENS DO SOFTBOL
ENTENDA O ESPORTE
CALENDÁRIO DAS OLIMPÍADAS
O softbol tem regras um pouco distintas das demais modalidades olímpicas na sua fase final. Na primeira fase, todos os times jogam contra todos. Ao final dessa etapa, o primeiro colocado (EUA) enfrenta o segundo (Japão), enquanto o terceiro lugar (Austrália) joga contra o quarto colocado (Canadá). Da disputa entre os dois melhores sai o primeiro finalista. O perdedor deste jogo tem uma segunda chance de chegar à final enfrentando o vencedor do confronto entre o terceiro e quarto colocados.

No confronto entra as norte-americanas e as japonesas, esperava-se mais uma partida fácil, tendo em vista a tradição dos EUA na modalidade. O que se viu, entretanto foi um jogo equilibrado, que se arrastou sem corridas marcadas até o nono inning, quando Caitlin Lowe marcou o primeiro ponto. Em seguida, Crystl Bustos acertou um home run com duas companheiras nas bases japonesas, e os EUA abriram quatro pontos. O Japão ainda diminui marcando mais uma corrida no último inning, mas a entrada da arremessadora Cat Osterman decretou o fim da partida ao eliminar três rebatedoras nipônicas. A equipe japonesa pegaria ainda a vencedora da segunda semifinal entre Austrália e Canadá na tentativa de decidir o ouro com os EUA.

Pela outra semifinal, as australianas saíram na frente marcando duas corridas, mas no terceiro inning o Canadá respondeu com três corridas e passou na frente no placar. O jogo seguiu igual até a sexta parcial, quando as australianas marcaram a mais duas vezes e venceram o jogo em 5 a 3. A vaga para a final contra os EUA seria decidida entre as vencedoras australianas e as derrotadas japonesas.

Nesta partida, uma corrida colocou a Austrália na frente do Japão logo no primeiro inning. A equipe asiática respondeu na terceira parcial. Um home run de Megu Hirose permitiu duas corridas para as japonesas, que passaram à frente no placar. No último inning, as australianas empataram e a partida se arrastou em um empate por mais de três horas. Somente no 12º inning, Masumi Mishina marcou uma corrida após uma rebatida de Rei Nishiyama. A vitória coloca mais uma vez frente-à-frente EUA e Japão, dessa vez numa disputa pela medalha de ouro. Com a derrota, por 4 a 3, a Austrália ficou com a medalha de bronze.

Compartilhe: