UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 07h48

Soberano, Saytiev fatura tricampeonato olímpico na luta e dá 5ª ouro à Rússia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Buvaysa Saytiev se confirmou nesta quarta-feira como um dos maiores nomes da luta olímpica de todos os tempos. O russo de 33 anos derrotou Soslan Tigiev, do Uzbequistão, na final e conquistou sua terceira medalha de ouro. De quebra, deixou seu país soberano no quadro de medalhas da modalidade com cinco primeiros lugares em Pequim.

Ed Wray/AP
Buvaysa Saytiev comemora seu terceiro ouro e o quinto da Rússia em Pequim
VEJA MAIS FOTOS DA LUTA OLÍMPICA
PÁGINA DA MODALIDADE EM PEQUIM
CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO
Soberano na categoria até 74 kg, Saytiev ainda ostenta um total de oito campeonatos mundiais. Antes da competição na China, ele também subiu ao lugar mais alto do pódio em Atenas-04 e Atlanta-96.

Para obter novo ouro, Saytiev ainda teve dificuldades no primeiro round. Sem achar o melhor jeito para projetar o rival, o russo perdeu por 1 a 0. No entanto, se recuperou logo depois ao vencer o round seguinte pelo mesmo placar. Já na última parte da luta, ele deu poucas chances ao rival e triunfou por 3 a 1 para levar o ouro.

Com o resultado de Saytiev, a Rússia segue com folga como a melhor nação da luta olímpica em Pequim. Além dos cinco ouros, o país soma duas pratas e um bronze. O Japão vem logo atrás na disputa, com seis medalhas no total (duas de cada cor).

Também nesta quarta-feira foi disputada a categoria até 66 kg, vencida pelo turco Ramazan Sahin por 2 rounds a 1 sobre o ucraniano Andriy Stadnik. Já as medalhas de bronze ficaram com o georgiano Otar Tushishvili e o indiano Sushil Kumar.

Compartilhe: