UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 07h06

Itália se junta à Espanha e contesta ouro da Dinamarca na vela 49er

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
O Comitê Olímpico Nacional da Itália anunciou que vai se juntar à Espanha na briga pela anulação da medalha de ouro da vela 49er. O título olímpico da classe ficou com os dinamarqueses Jonas Warrer e Martin Ibsen, que completaram a regata da medalha após pegarem emprestado o barco da dupla croata.

A embarcação da Dinamarca teve o mastro quebrado logo antes da prova decisiva, e os croatas Pavle Kostov e Petar Cupac, que ficaram em antepenúltimo no geral e nem participaram da regata da medalha, aceitaram emprestar o barco para Warrer e Ibsen.

Pior para a dupla espanhola Iker Lizarduy e Xabier Fernández, que venceu a regata da medalha, mas ficou com a prata, pois os dinamarqueses já tinham vantagem na pontuação. Os italianos Pietro e Gianfranco Sibello ficaram sem medalha, em quarto lugar.

Logo após a prova, os espanhóis reclamaram com os juízes das regatas olímpicas, pedindo punição aos dinamarqueses. A organização, entretanto, manteve o resultado.

O comitê olímpico espanhol, que já estaria estudando a apresentação de um recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), terá agora a ajuda da Itália, que quer a medalha de bronze para Pietro e Gianfranco Sibello. O chefe da delegação italiana, Raffaele Pagnozzi, declarou que apresentará nesta quarta um recurso pedindo a anulação do ouro dinamarquês.

Compartilhe: