UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 05h59

Márcio Wenceslau perde para campeão mundial e é eliminado

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Acabaram as chances de Márcio Wenceslau conquistar a primeira medalha olímpica para o Brasil no taekwondo. O brasileiro chegou perto da vitória, mas foi derrotado pelo espanhol campeão mundial Juan Antonio Ramos por 3 a 2 nas quartas-de-final da categoria até 58 kg. Como seu algoz perdeu a luta seguinte, o paulista foi eliminado da disputa.

Apostando em um início explosivo e partindo para cima do brasileiro, Ramos conquistou o primeiro ponto logo com 15 segundos de luta. A resposta de Wenceslau veio a após 1min40s de luta, quando ele devolveu o ponto com um chute rotatório no tronco do rival.

A exemplo do primeiro round, o segundo começou com os dois atletas ofensivos, o que rendeu mais um ponto para cada um. Foi a partir daí que Márcio melhorou no combate e chegou perto de obter nova vantagem, mas não conseguiu nova pontuação até o fim.

Já no terceiro round foi a vez do espanhol melhorar. Após um minuto, Ramos conquistou novo ponto, que foi retirado logo em seguida por uma punição ao atleta europeu. Assim, o combate foi para o tempo extra e após 40 segundos de luta o campeão mundial ficou com o triunfo após pontuar em uma vacilo de Wenceslau.

A vitória colocou Ramos entre os quatro melhores colocados da categoria. Porém, ele foi superado logo em seguida pelo dominicano Gabriel Mercedes também no tempo extra. O resultado afastou Wenceslau da repescagem pela medalha de bronze.

A primeira luta do brasileiro foi definida no detalhe. Contra o iraniano Reza Naderian, Wenceslau travou um duelo disputado até o fim, quando acertou um golpe frontal, que depois viria a lhe render a vitória por 2 a 1. Já seu rival espanhol teve uma estréia semelhante ao derrotar Alfonso Martinez, de Belize, pelo mesmo placar.

Apesar de ser atleta experiente na modalidade, o brasileiro disputou sua primeira olimpíada em Pequim e ainda é foi único homem da delegação. Quatro anos atrás, o representante nacional em Atenas no peso foi seu irmão, Marcel, que é também seu principal adversário dentro do país. Em 2005, Márcio obteve seu maior feito ao conquistar o vice-campeonato mundial.

*Atualizada às 06h59

Compartilhe: