UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 05h29

Rússia leva oito notas 10 e é bicampeã do nado sincronizado

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As russas Anastasia Davydova e Anastasia Ermakova confirmaram o favoritismo e levaram o ouro no dueto do nado sincronizado, nesta quarta-feira, com uma pontuação total de 99,833. A apresentação, realizada no Cubo d'Água, garantiu às russas oito notas dez e apenas duas notas 9,9 das dez avaliações a que foram submetidas na rotina livre. A Espanha ficou com a prata ao alcançar 99,000 e o Japão com o bronze, ao receber 97,833.

Martin Bureau/AFP
Anastasia Davydova e Anastasia Ermakova se apresentam no Cubo d´Água
VEJA FOTOS DA PROVA DE NADO
LEIA MAIS DE NADO SINCRONIZADO
As três primeiras posições só não foram iguais as da fase semifinal porque o Japão conseguiu "roubar a cena" e tirar o bronze da dupla da China. As irmãs Tingting Jiang e Wenwen Jiang tinham a terceira colocação assegurada até que as japonesas Saho Harada e Emiko Suzuki alcançaram uma nota de 97,833 contra 96,500 das chinesas.

O dueto russo, atual campeão olímpico e mundial, havia se credenciado novamente como favorito ao ouro ao terminar a fase semifinal na primeira colocação. Anastasia Davydova e Anastasia Ermakova haviam recebido, inclusive, uma nota dez na avaliação técnica.

Para conseguir alcançar a medalha dourada, a dupla russa teria que ser, pelo menos, melhor do que foi na fase anterior. As espanholas, Andrea Fuentes e Gemma Mengual, alcançaram uma pontuação média igual a das russas na fase classificatória: 49,500 e lideraram até a entrada das russas na piscina, que conquistaram o bicampeonato olímpico.

O dueto brasileiro formado por Lara Teixeira e Nayara Figueira chegou a disputar a modalidade nos Jogos de Pequim, mas acabou eliminado na primeira fase, quando ficou com a 13ª posição na classificação geral, uma abaixo de conseguir passar à final da prova.

Compartilhe: